Rondônia, - 14:39

 

Você está no caderno - Ação Parlamentar
Deputados Estaduais de Rondonia
Deputado Eyder Brasil institui o Dia da Policial Militar Feminina
Data escolhida foi 10 de fevereiro, em alusão à chegada das primeiras mulheres nas fileiras da PM em Rondônia
Publicado Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, às 12:24 | Fonte Assembleia Legislativa do Estado de Rôndonia 0

 
 

Foto: Marcos Figueira-Decom-ALE-RO

O deputado estadual Eyder Brasil (PSL) apresentou e teve aprovado o Projeto de Lei 104/19, que estabelece o dia 10 de fevereiro, como o "Dia da Policial Militar Feminina". A data marcou o ingresso das primeiras mulheres na Polícia Militar de Rondônia. 

O parlamentar reforçou o valor das bravas e destemidas mulheres que ingressaram na PM rondoniense. "É uma data, que para elas, tem um valor sentimental e histórico que é de servir o estado, na proteção dos cidadãos. Além disto, dentro da instituição, pode-se criar uma futura gestão transversal de políticas", acrescentou Eyder. 

 

Histórico 

O Dia da Policial Feminina é celebrado nos estados do Mato Grosso, Maranhão e São Paulo, sendo instituído através de Lei Estadual, destacando a importância e resiliência das mulheres dentro da Instituição. Atualmente, as mulheres conquistaram os altos postos de comando e estão em todas as frentes do trabalho operacional. 

Em Rondônia, a primeira menção à Policial Militar Feminina foi registrada no Boletim Interno Nº 051, no dia 17 de março de 1983, onde Angelina dos Santos Correia e Maria Lucia Cardoso de Lima foram matriculadas no curso de formação de oficiais, ministrado na academia de Polícia Militar do Rio de Janeiro. 

Lamentavelmente, consta nos históricos, que Maria Lucia contraiu malária e foi a óbito. A aluna oficial Angelina, atingiu o mais alto posto de comando, sendo a comandante geral da Polícia Militar.

 Diante da situação apresentada, ocorreu a ideia da institucionalização de uma data comemorativa para a Policial Militar Feminina, com o intuito de não se perder um fato significativo na História da PM de Rondônia e na sua bela trajetória dentro da corporação. 

Assim, a data foi indicada para 10 de fevereiro. Neste dia, também seria tratado debates sobre o combate ao preconceito, assédio e violência dentro da Instituição.

Texto: Assessoria







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Ação Parlamentar


Adelino Follador participa de reunião com vereadores de Governador Jorge Teixeira
Deputado conferiu os tubos armcos que foram adquiridos com emenda de sua autoria ...


Geraldo da Rondônia assegura recursos para educação e saúde em Cacaulândia
Em 2020 serão destinados ainda mais R$ 500 mil para a Educação ...


Rosangela Donadon destina mais de R$ 1 milhão para Infraestrutura de Colorado do Oeste
Compromisso foi firmado nesta última semana entre a parlamentar, prefeito e vereadores ...


Tarifa de energia: deputado Eyder Brasil participa de audiência pública
Discussão do cancelamento do reajuste tarifário foi debatido na Assembleia Legislativa ...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News