Rondônia, - 01:38

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Países europeus pedem reunião urgente sobre o Irã
Eles acusam o Irã de ser incosistente com seus compromissos
Publicado Quarta-Feira, 10 de Julho de 2019, às 10:22 | Fonte Agëncia Brasil 0

 
 

Reuters/Direitos Reservados

Potências europeias acusaram o Irã, ontem (9), de “perseguir atividades inconsistentes com seus compromissos”, assumidos sob o acordo nuclear de 2015, e pediram uma reunião urgente entre as partes envolvidas no pacto para discutir o cumprimento das regras pelos iranianos.

Reino Unido, Alemanha, França, Rússia, China e Irã são as partes remanescentes no acordo, conhecido como Plano de Ação Conjunto Global (JCPoA), na sigla em inglês) e que foi abandonado pelos Estados Unidos no ano passado.

“Essas questões de compliance devem ser lidadas no escopo do JCPoA, e uma comissão conjunta deve ser convocada urgentemente”, disseram os ministros das Relações Exteriores de Reino Unido, França e Alemanha, bem como a chanceler da União Europeia, em um comunicado.

As potências europeias ainda não acionaram um processo de resolução de disputas previsto no acordo, disseram diplomatas sob a condição de anonimato.

A comissão conjunta, presidida pela chanceler europeia Federica Mogherini, é formada pelas partes remanescentes no acordo e foi criada para monitorar a implementação e lidar com suspeitas de violações.

“O Irã declarou que quer permanecer no JCPoA. Deve agir de acordo para reverter essas atividades e retornar sem demora ao atendimento integral do JCPoA", disseram os países europeus.

O acordo de 2015 abriu ao Irã acesso ao comércio mundial por meio da retirada da maioria das sanções econômicas contra o país, em troca de limitações a seu programa nuclear.

O futuro do pacto está em dúvida desde o ano passado, quando os EUA se retiraram e voltaram a impor sanções unilaterais. O Irã diz que quer continuar a se submeter ao acordo, mas que não pode fazê-lo indefinidamente se as sanções norte-americanas impedirem o país de receber os benefícios econômicos previstos.

Edição: José Romildo
 









Veja também em INTERNACIONAL


Na Alemanha, ministra diz que Brasil é potência agrícola e ambiental
“Queremos mostrar ao mundo como nossa agricultura realmente é”, disse a ministra Tereza Cristina...


Óleo que atinge litoral do Nordeste pode ser da Venezuela
Bolsonaro disse que o governo já tem “no radar” um país de onde poder ter partido o óleo...


África do Sul. Ex-Presidente Jacob Zuma vai mesmo ser julgado por corrupção
Jacob Zuma, no poder entre 2009 e 2018, tinha pedido o abandono da acusação, afirmando-se vítima de uma ''caça às bruxas'' lançada há cerca de 20 anos num rocambolesco caso de venda de armas ...


Curdos dizem que morreram muitos civis no primeiro dia do ataque turco
A Turquia lançou a ofensiva militar depois de os Estados Unidos terem anunciado no domingo que as tropas norte-americanas na região, que prestavam apoio militar às milícias curdas contra o Estado Islâmico, iam retirar-se do teatro de operações ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News