Rondônia, - 12:02

 

Você está no caderno - Últimas Notícias
Ultimas Noticias
Baixista Arthur Maia tem único registro de show solo lançado em dvd
Gravado em 2015 no Teatro do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense, o show mostra o reverenciado músico apresentando um repertório selecionado especialmente para a ocasião
Publicado Sábado, 6 de Julho de 2019, às 11:56 | Fonte Correio Braziliense 0

 
 

(foto: Eduardo Zulluh/Divulgação)

Arthur Maia, lenda do baixo brasileiro, tem único registro de show próprio lançado em DVD

O único registro ao vivo de um show do baixista Arthur Maia acabou de ser lançado pelo selo Biscoito Fino. O show está disponível em DVD, somente na mídia física, e pode ser adquirido nas lojas ou pelo site da gravadora. Quem não tem mais aparelho de DVD ou o considera uma mídia obsoleta não precisa ficar decepcionado: O conteúdo foi disponibilizado também na forma de um álbum digital nas plataformas de streaming.

Gravado em 2015 no Teatro do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense, o show mostra o reverenciado músico apresentando um repertório selecionado especialmente para a ocasião, com clássicos que vão de Hey Jude (Lennon/McCartney) a Brejeiro (Ernesto Nazareth), além de composições próprias e parcerias. O músico, compositor e produtor assina ainda os arranjos e a concepção musical do espetáculo, que conta com participações de Ivan Lins e Seu Jorge.

Morto precocemente em dezembro de 2018, aos 56 anos, o baixista não chegou a ver editado o único registro de um show em que ele aparece como astro, e não como acompanhamento luxuoso de artistas como Gilberto Gil e Caetano Veloso. Prolífico compositor, ativo produtor e parceiro generoso, Arthur Maia participou, tocando ou produzindo, de inúmeros trabalhos de uma vasta gama de artistas brasileiros.

E ainda veremos o nome de Arthur Maia em muitas fichas técnicas póstumas. O próximo disco da cantora baiana Guai, no prelo, conta com uma das últimas participações do baixista. O último álbum de Mart’nália, Mart’nália canta Vinicius de moraes, lançado em 2019, tem o dedo de Arthur desde a escolha do repertório até os arranjos. E o novo disco da irmã dela, Cissa Paz, também contou com os pitacos do produtor e do brasiliense Alberto Salgado.

Parceria brasiliense

Alberto Salgado, compositor, produtor e multi-instrumentista, ganhou o Prêmio da Música Brasileira, em 2017, pelo disco Cabaça D’agua, na categoria de Melhor Álbum de Música Regional. Lá na segunda faixa, está ele, Arthur Maia, dividindo a autoria da música com Alberto. Arthur participou também do primeiro disco de Alberto, Além do quintal, de 2019. Desde então, passaram a trocar ideia pelo celular. “Ele ia pra África com Gilberto Gil e mandava foto”, conta.

Só se conheceram pessoalmente em um evento no clube do choro, para o qual o baixista o convidou para dar palhinha. Alberto cantou nos três dias, e, a partir daí, a amizade foi se fortalecendo. “Teve um dia em que eu fiquei escondido, não queria cantar, porque não tinha decorado a letra. Falei pra ele que ia ter que sair, só que eu fiquei lá, não perderia o show por nada. Fiquei na plateia e, mesmo assim, ele falou: Cadê o salgado? De repente as luzes se acenderam”, lembra Alberto.

Em outra ocasião, Salgado tinha acabado de chegar de Recife quando Arthur ligou reclamando sua presença. “Ele era muito engraçado, e falou: ‘Onde você tava? Te liguei esses dias todos. Estou em Brasília, vem aqui no hotel, quero fazer umas 20 músicas contigo”, lembra. Fizeram duas. Uma foi a música que entrou no disco premiado. A outra, um samba incompleto que mandariam para Mart’nália. “Mandei para ela há alguns meses, mas ela ainda estava de luto”, ressalta Alberto.

*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira
 









Veja também em Últimas Notícias


O Independiente se encontra aqui
O Independiente conta com sete taças libertadores e duas intercontinentais, sendo inegável sua ascensão alongada da narrativa....


Fortaleça a sua fé: confira a nossa linha de artigos religiosos
Os Anjos, tal como o homem, são conservos de Deus. Eles têm um papel muito importante, pois, são emissários do criador e protetores das crianças nos céus, na presença de Deus e por ele intercedem....


Museu homenageia Santos Dumont
Celebração ocorre no Museu Aeroespacial da Aeronáutica ...


Polícia localiza cemitério clandestino usado por milícia em Queimados
Eles teriam sido assassinados pelo grupo criminoso Caçadores de Ganso ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News