Rondônia, - 13:55

 

Você está no caderno - Últimas Notícias
Ultimas Noticias
Baixista Arthur Maia tem único registro de show solo lançado em dvd
Gravado em 2015 no Teatro do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense, o show mostra o reverenciado músico apresentando um repertório selecionado especialmente para a ocasião
Publicado Sábado, 6 de Julho de 2019, às 11:56 | Fonte Correio Braziliense 0

 
 

(foto: Eduardo Zulluh/Divulgação)

Arthur Maia, lenda do baixo brasileiro, tem único registro de show próprio lançado em DVD

O único registro ao vivo de um show do baixista Arthur Maia acabou de ser lançado pelo selo Biscoito Fino. O show está disponível em DVD, somente na mídia física, e pode ser adquirido nas lojas ou pelo site da gravadora. Quem não tem mais aparelho de DVD ou o considera uma mídia obsoleta não precisa ficar decepcionado: O conteúdo foi disponibilizado também na forma de um álbum digital nas plataformas de streaming.

Gravado em 2015 no Teatro do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense, o show mostra o reverenciado músico apresentando um repertório selecionado especialmente para a ocasião, com clássicos que vão de Hey Jude (Lennon/McCartney) a Brejeiro (Ernesto Nazareth), além de composições próprias e parcerias. O músico, compositor e produtor assina ainda os arranjos e a concepção musical do espetáculo, que conta com participações de Ivan Lins e Seu Jorge.

Morto precocemente em dezembro de 2018, aos 56 anos, o baixista não chegou a ver editado o único registro de um show em que ele aparece como astro, e não como acompanhamento luxuoso de artistas como Gilberto Gil e Caetano Veloso. Prolífico compositor, ativo produtor e parceiro generoso, Arthur Maia participou, tocando ou produzindo, de inúmeros trabalhos de uma vasta gama de artistas brasileiros.

E ainda veremos o nome de Arthur Maia em muitas fichas técnicas póstumas. O próximo disco da cantora baiana Guai, no prelo, conta com uma das últimas participações do baixista. O último álbum de Mart’nália, Mart’nália canta Vinicius de moraes, lançado em 2019, tem o dedo de Arthur desde a escolha do repertório até os arranjos. E o novo disco da irmã dela, Cissa Paz, também contou com os pitacos do produtor e do brasiliense Alberto Salgado.

Parceria brasiliense

Alberto Salgado, compositor, produtor e multi-instrumentista, ganhou o Prêmio da Música Brasileira, em 2017, pelo disco Cabaça D’agua, na categoria de Melhor Álbum de Música Regional. Lá na segunda faixa, está ele, Arthur Maia, dividindo a autoria da música com Alberto. Arthur participou também do primeiro disco de Alberto, Além do quintal, de 2019. Desde então, passaram a trocar ideia pelo celular. “Ele ia pra África com Gilberto Gil e mandava foto”, conta.

Só se conheceram pessoalmente em um evento no clube do choro, para o qual o baixista o convidou para dar palhinha. Alberto cantou nos três dias, e, a partir daí, a amizade foi se fortalecendo. “Teve um dia em que eu fiquei escondido, não queria cantar, porque não tinha decorado a letra. Falei pra ele que ia ter que sair, só que eu fiquei lá, não perderia o show por nada. Fiquei na plateia e, mesmo assim, ele falou: Cadê o salgado? De repente as luzes se acenderam”, lembra Alberto.

Em outra ocasião, Salgado tinha acabado de chegar de Recife quando Arthur ligou reclamando sua presença. “Ele era muito engraçado, e falou: ‘Onde você tava? Te liguei esses dias todos. Estou em Brasília, vem aqui no hotel, quero fazer umas 20 músicas contigo”, lembra. Fizeram duas. Uma foi a música que entrou no disco premiado. A outra, um samba incompleto que mandariam para Mart’nália. “Mandei para ela há alguns meses, mas ela ainda estava de luto”, ressalta Alberto.

*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira
 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Últimas Notícias


Cartazes são proibidos no show de Sandy e Junior no Recife
A tão esperada apresentação da dupla ocorre nesta sexta-feira (12), no Classic Hall...


Rodrigo Maia: semana será decisiva para reforma da Previdência
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse hoje (8) que a Casa vai viver uma semana decisiva......


MP firma termo para reiniciar saneamento na baía de Guanabara
O Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público do Rio de Janeiro, assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)......


Frio intenso chega ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Até domingo, baixas temperaturas podem atingir até Norte do país ...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News