Ariquemes / RO - sábado, 20 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Rebeldes houthis usam mísseis e drones para atacar aeroporto saudita

Publicado em: 14/06/2019 - 12:00
Rebeldes houthis usam mísseis e drones para atacar aeroporto saudita

Três dias, dois ataques, os mesmos protagonistas e o mesmo alvo, o aeroporto internacional de Abha, no sudoeste da Arábia Saudita. A única diferença está nas armas utilizadas, na quarta-feira desta semana foi lançado um projétil, que deixou 26 pessoas de várias nacionalidades feridas, e esta sexta-feira, cinco drones, que acabaram por ser intercetados pelas autoridades sauditas.

 

O confronto entre os rebeldes houthis do Iémen e a Arábia Saudita não está nem perto de terminar e os recentes ataques são prova disso. Em comunicado divulgado esta sexta-feira, horas depois do segundo ataque, a Arábia Saudita disse ter “intercetado e destruído com sucesso os cinco drones lançados pela milícia houthi” contra o aeroporto de Abha e a cidade de Khamis Mushait, nas redondezas.

 

Não foi dada qualquer informação a respeito da existência de vítimas, encontrando-se o aeroporto a funcionar “normalmente”. Como tem sido regra, o Irão foi dado como culpado — “ataques foram ordenados pelo regime de Teerão”, disse o vice-ministro da Defesa saudita, e irmão do príncipe herdeiro, Khaled bin Salman — e em resposta foram lançados uma série de bombardeamentos sobre posições houthis na capital do Iémen, Sanaa. Seis pessoas morreram, incluindo quatro crianças.

 

Na quarta-feira, depois do primeiro ataque contra o aeroporto, o coronel saudita Turki al-Maliki informou que a explosão atingiu a sala de chegadas do aeroporto, por onde transitam milhares de pessoas todos os dias, e classificou o ataque como “terrorista” e equivalente a um “crime de guerra”.

 

VIOLÊNCIA CONTINUA, MESMO DEPOIS DE ASSINADO O ACORDO DE CESSAR-FOGO

Os bombardeamentos e ameaças de parte a parte mantêm-se há praticamente cinco anos, quando os rebeldes muçulmanos xiitas do movimento Houthi conquistaram a capital do país e forçaram o presidente Abd Rabbu Mansour Hadi, sucessor do ditador Ali Abdullah Saleh, a exilar-se. Temendo a supremacia do Irão na região (o país é acusado de apoiar os houthis), a Arábia Saudita e outros oito estados árabes de maioria sunita deram início a uma campanha de bombardeamentos (apoiada militarmente e a outros níveis pelos EUA) e o conflito escalou.

 

Segundo a ONU, assiste-se no país ao pior desastre humanitário do mundo — morreram já pelo menos sete mil civis (65% dos quais como causa direta dos ataques da coligação liderada pela Arábia Saudita) e outros 11 mil ficaram feridos. Ainda segundo números disponibilizados pelas Nações Unidas, 75% da população precisa de ajuda humanitária com urgência e mais de oito milhões estão em risco de fome; mais de dois milhões de crianças sofrem de desnutrição severa, estando apenas metade dos centro de saúde e hospitais a funcionar em pleno. A cólera também tem dizimado milhões de pessoas. Em resultado disso, mais de 3,3 milhões de pessoas encontram-se deslocadas.

 

Em dezembro do ano passado, o Governo iemenita e os rebeldes houthis assinaram um acordo que previa uma trégua e a retirada dos combatentes da cidade portuária de Hodeida, por onde passa grande parte da ajuda humanitária e das importações, mas nas restantes regiões do país a violência continua.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Ação Parlamentar - 12 horas atrás Ariquemes: Asdefari recebe emenda do deputado Delegado Camargo para instalação de energia solar Com a energia solar a Associação terá uma economia mensal de aproximadamente R$ 2.500,00 em energia elétrica.
2
Ação Parlamentar - 12 horas atrás Audiência pública liderada pelo deputado Pedro Fernandes aborda conflitos na região do Soldado da Borracha O encontro focou nos desafios e contradições enfrentados após a criação da Estação Ecológica Soldado da Borracha, uma área de proteção ambiental que tem sido o centro de um debate acalorado sobre os direitos dos produtores rurais.
3
Porto Velho - 12 horas atrás Turismo em Porto Velho: Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento Na última quinta-feira (18), foi realizada uma formação prática para Guias de Turismo, alunos de história da Universidade Federal de Rondônia (Unir)
4
Agricultura - 12 horas atrás Rondônia Rural Show Internacional fomenta incentivo e reforça o potencial do setor cafeeiro do Estado Segundo o titular da Seagri, Luiz Paulo, com a participação na Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 20 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná
5
Capa - 12 horas atrás Sebrae reúne diversas instituições em evento voltado à Integridade para parcerias de sucesso em Rondônia O evento aconteceu no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, com a participação de representantes de diversas instituições de Rondônia.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::