Rondônia, - 06:35

 

Você está no caderno - Ariquemes Online
Balsa do Jamari e ponte do Massangana
Adelino Follador acompanha e cobra ações urgentes do DER sobre a Balsa do Jamari e ponte do Massangana
Parlamentar está preocupado com demora nos procedimentos para execução das obras
Publicado Sexta-Feira, 7 de Junho de 2019, às 17:44 | Fonte Assessoria de Comunicação 0

 
 

O deputado Adelino Follador (DEM) tem mantido contato todas as semanas com o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagens (DER/RO), Erasmo Meireles, chefia, engenheiros e encarregados da 2ª Residência Regional do DER em Ariquemes, acompanhando, cobrando e auxiliando para que as obras da ponte sobre o rio Massangana, no TB-40 norte, ou RO-457, e o início da operação da Balsa no rio Jamari, na RO-459, sejam adiantadas. 

Moradores, estudantes, pecuaristas, produtores de grãos e empresas que precisam da via diariamente, utilizam um longo trecho de desvio, que além da distância, ainda tem as condições das estradas que provocam prejuízos a estes usuários. 

O deputado lembra da luta e cobranças desde o início dos problemas, destacando que a ponte sobre o rio Massangana, já vai para dois anos interditada. 

Segundo o parlamentar, todos os trâmites burocráticos já foram resolvidos, porém, a empreiteira aguarda a liberação do pagamento do DER, para dar continuidade na conclusão da obra. 

Sobre a Balsa do rio Jamari, Adelino disse que o diretor Meireles havia alegado que precisaria de um parecer do Ministério Público (MP), então foi pessoalmente ao MP em Ariquemes para tratar do assunto, tendo obtido a resposta de que se trata de fato administrativo, que a promotoria havia recebido pedido de verificação e emitido parecer favorável ao que era necessário fazer para a liberação da travessia no local. 

Por fim, alega-se que necessita de licença ambiental para construírem as rampas de embarque e desembarque, emitido pelo Sedam, o que também, ao entender do deputado, não justifica a demora. 

Outro fato que provocou atraso foi o diretor geral do DER, por pressão de algumas autoridades e parte da população, ter se comprometido custear o serviço com recursos do Estado. Por fim, descartou-se essa possibilidade, e na última reunião com o parlamentar ficou acertado que o DER irá dar manutenção adequada no B-40, para que seja opção para aqueles que não queira pagar a Balsa, e consequentemente, facilitará muito para o transporte de cargas e veículos que vão diminuir o fluxo do B-40, que se tornou perigoso, com acidentes graves, dado o grande volume de veículos. 

Outro ponto defendido por Adelino é o asfaltamento do B-40, o projeto que está sendo feito pelos engenheiros do DER, seria direto até a BR-421, porém, o deputado apontou a construção de uma ponte, que encarece muito a obra, e quantidade de moradores no trecho pelo desvio, concluindo que, além de mais barato, ligando a pavimentação na já iniciada no desvia, atenderá mais pessoas e já é o trajeto mais utilizado pelos motoristas.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Ariquemes Online


Diretores e Secretários da rede municipal de Educação passam por capacitação em Ariquemes
Na manhã da última terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Conselho Municipal de Educação, promoveu uma capacitação com o tema “Responsabilidade e Implicações legais”, voltada aos gestores da rede educacional...


''Na Praça com Saúde'' leva atendimento aos moradores do bairro Jardim Alvorada, nesta quinta-feira
Coleta de Exames preventivos, vacinações, pesagem do bolsa Família, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia e consultas médicas são alguns dos atendimentos que serão ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde aos moradores do bairro Jd Alv...


FUNCET promove Fórum Municipal de Cultura em Ariquemes
A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (FUNCET) realizará, no próximo dia 24 de novembro, a edição 2018 do Fórum Municipal de Cultura....


Comunicado de Abastecimento - Águas de Ariquemes
A Águas de Ariquemes informa a população que na tarde desta segunda-feira (16.07), devido a necessidade de manutenções emergenciais na Estação de Tratamento de Água ETA- Rio Jamari, o abastecimento nos bairros Jorge Teixeira...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News