Ariquemes / RO - sexta-feira, 29 de março de 2024
(69) 99929-2272

Bruxelas incrédula com escândalo político mas confiante na democracia austríaca

Publicado em: 20/05/2019 - 12:00
Bruxelas incrédula com escândalo político mas confiante na democracia austríaca

A Comissão Europeia assumiu esta segunda-feira a sua incredulidade perante o escândalo que levou à demissão do vice-chanceler da Áustria e líder da extrema-direita, Heinz-Christian Strache, mas sublinhou a sua confiança nas instituições democráticas austríacas.

"Observámos com incredulidade um líder de um partido político negociar o acesso a meios de comunicação e instituições em troca de fundos de benfeitores externos, que claramente não têm em consideração o melhor interesse da União Europeia. Não sentimos que um comentário da nossa parte seja necessário.

Temos plena confiança nos austríacos e nas instituições democráticas da Áustria para reparar esta situação", declarou o porta-voz do executivo comunitário, Margaritis Schinas.

Heinz-Christian Strache pediu no sábado a sua demissão do cargo de vice-chanceler depois da revelação de um vídeo que mostrava ligações comprometedoras com a Rússia, envolvendo a adjudicação de contratos públicos em troca de apoio financeiro.

O líder do Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ) foi gravado a prometer a uma suposta sobrinha de um milionário russo a adjudicação de contratos públicos em troca de apoio financeiro, noticiou a imprensa.

Segundo informações divulgadas na sexta-feira por dois jornais alemães, o vice-chanceler demissionário foi filmado, por uma câmara oculta, a conversar com uma mulher, alguns meses antes das eleições legislativas austríacas de 2017, sobre a possibilidade de um apoio financeiro e mediático ao FPÖ em troca da adjudicação de contratos públicos.

Os títulos alemães Süddeutsche Zeitung e Der Spiegel referiram que Heinz-Christian Strache se encontrou com esta mulher por acreditar que esta teria ligações a um oligarca russo influente.

Milhares de austríacos concentraram-se no sábado junto à Chancelaria Federal para exigir eleições antecipadas e ao final do dia o primeiro-ministro, Sebastian Kurz, anunciou a realização de legislativas antecipadas na Áustria após a rutura da coligação entre conservadores e extrema-direita devido ao escândalo.

No domingo, o Presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, convocou para setembro as legislativas antecipadas.

Heinz-Christian Strache, líder do Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ) de extrema-direita, formou Governo com o chanceler conservador Sebastian Kurz em dezembro de 2017.

O escândalo acontece a poucos dias das eleições europeias, que se realizam a 26 de maio

O FPÖ é provavelmente o mais antigo partido de extrema-direita nacionalista da União Europeia, fundado em 1956 por um antigo oficial das SS e declaradamente nacionalista, conservador e eurocético.

De acordo com as mais recentes projeções para as eleições europeias, o FPÖ registava 23,5% das intenções de voto, o que poderá representar a eleição de cinco eurodeputados.

A Áustria elege 18 dos 751 deputados do Parlamento Europeu.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::