Ariquemes / RO - sexta-feira, 26 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Anestesista é indiciado por suspeita de envenenar 24 pacientes no leste da França

Publicado em: 17/05/2019 - 12:00
Anestesista é indiciado por suspeita de envenenar 24 pacientes no leste da França

 

O anestesista francês Frédéric Péchier, 47 anos, foi indiciado nesta quinta-feira (16) pelo envenenamento de mais 17 pacientes vulneráveis. O médico, que atuava em Besançon (leste), já é processado em outros sete casos semelhantes. A Justiça suspeita que ele tenha provocado um total de 24 envenenamentos, que resultaram em nove mortes.

O anestesista foi apresentado hoje a dois juízes de instrução, depois de passar 48 horas sob custódia da polícia. Seu advogado, Jean-Yves Le Borgne, informou que ele seria apresentado ainda na noite desta quinta a um juiz de liberdade e detenção, que pode decidir enviá-lo à prisão, atendendo a uma solicitação do Ministério Público. Se for considerado culpado dos crimes que lhe são atribuídos, o Dr. Péchier pode ser condenado à prisão perpétua.

O advogado do médico afirma que, por enquanto, os envenenamentos atribuídos a seu cliente são apenas "uma hipótese". De acordo com Le Borgne, os elementos colhidos na investigação policial que vem ocorrendo há dois anos "não provam nada". "A investigação apontou uma eventualidade e, nesse contexto, a presunção de inocência deve ser levada em conta", enfatizou o advogado.

O Dr. Péchier foi detido na terça-feira (14) como parte de uma investigação preliminar, aberta discretamente pelo Ministério Público de Besançon em 2017. Na época, o médico foi acusado de sete supostos envenenamentos de pacientes hospitalizados, incluindo dois casos mortais. As investigações continuaram e apontaram outros casos suspeitos.

Médico alterava fórmula dos anestésicos para depois "salvar" os pacientes

O procurador de Besançon, Étienne Manteaux, explicou que os 17 novos indiciamentos dizem respeito a pacientes que sofreram paradas cardíacas durante cirurgias. Os doentes tinham idades que variavam de 4 anos a 80 anos. Sete deles não sobreviveram, explicou Manteaux durante uma coletiva de imprensa.

De acordo com o procurador, o Dr. Péchier "apareceu como o denominador comum" de "eventos adversos graves" observados pelo corpo médico da Clínica São Vicente, de Besançon, entre 2008 e 2016. Colegas do anestesista relataram que esses incidentes ocorreram "num contexto de conflito agudo" com outros colegas da mesma especialidade ou cirurgiões da clínica. Ao final da investigação, o Ministério Público decidiu reter 17 dos 66 casos que foram levantados como suspeitos durante esse período.

As paradas cardíacas foram causadas pela administração de doses potencialmente letais de potássio e anestésicos, segundo o inquérito. Os investigadores suspeitam que o Dr. Péchier tenha adotado um comportamento de "bombeiro piromaníaco". A suspeita é de que ele manipulava conscientemente os coquetéis de anestesia preparados pelos colegas, a fim de provocar "incidentes operacionais" para depois exercitar suas habilidades de reanimador.

"No início de sua custódia, Frédéric Péchier denunciou uma conspiração", disse o procurador. Depois, ele admitiu que "atos criminosos, envenenamentos, foram cometidos na Clínica São Vicente", embora tenha negando ser o autor.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Destaque - 13 horas atrás Investimentos em educação: Estudantes vão receber mais de 23 mil tablets do Governo de RO Com o objetivo de facilitar a integração da tecnologia na Educação, o Governo de Rondônia fez entrega simbólica de tablets para estudantes da escola Mariana, Daniel Neri e Flora Calheiros, na terça-feira (23)
2
Guajará-Mirim - 13 horas atrás Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra.Taíssa Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
3
Capa - 13 horas atrás Encontro de Educadores de Trânsito debate segurança viária e lança Campanha Maio Amarelo 2024 Segundo a diretora da EPTran, Junaia Freitas, o evento vai contar com a participação de 300 pessoas em média, servidores dos 52 municípios e distritos rondonienses
4
Ação Parlamentar - 13 horas atrás Nim Barroso destina emenda parlamentar para Presidente Médici Em nome de toda equipe da associação, queremos agradecer o deputado Nim Barroso pelo envio do recurso. São muitas pessoas envolvidas e temos muito a agradecer
5
Ação Parlamentar - 13 horas atrás Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado do Oeste para traçar melhorias à população Em visita à Unisp, o deputado destacou aos policiais a importância de progressões de vencimentos, realinhamento, e questões que envolvem toda a segurança pública. Reforçou também a união, diálogo contínuo e segurança para a população.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::