Ariquemes / RO - sexta-feira, 19 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Seis em cada 10 órgãos públicos criaram plano de integridade no prazo

Publicado em: 24/04/2019 - 12:00
Seis em cada 10 órgãos públicos criaram plano de integridade no prazo

 

Até o fim de março, 187 órgãos públicos deveriam ter criado planos próprios de integridade pública, conforme diretriz da Controladoria-Geral da União (CGU). Contudo, ao fim do prazo, 63% das instituições designadas cumpriram a meta. A informação foi divulgada pelo ministro da CGU Wagner Rosário, em entrevista ao Brasil em Pauta, da TV Brasil, nessa terça-feira (23).

Os planos de integridade são um conjunto de medidas que devem ser incorporadas por órgãos da administração pública como princípio de governança, com o intuito de prevenir, detectar e punir irregularidades diversas, como fraudes, corrupção e desvios de conduta. A CGU lançou um Programa de Integridade em 2016, no qual definiu prazos para a implementação de medidas nesse sentido.

Uma delas é a indicação de uma unidade de gestão para o tema. Até o momento, 72% dos órgãos cumpriram essa exigência, percentual mais alto entre as diretrizes. Do total das instituições, 66% estruturaram comissões de ética e 65% designaram uma área dentro da administração para ficar responsável por processos disciplinares.

A definição de um fluxo para o recebimento, encaminhamento e tratamento de denúncias foi comunicada por 64% dos órgãos públicos. O estabelecimento de fluxos internos com foco específico em conflito de interesses ocorreu em 59% dos órgãos.

A delimitação de procedimentos para caso de nepotismo e o levantamento de riscos para a integridade de cada órgão foram as medidas menos adotadas pelo universo acompanhado pela CGU, com 54% das instituições públicas participantes do programa da Controladoria colocando em prática as exigências.

“Estamos longe de atingir nossas metas. Do total, 37% ainda não conseguiram finalizar [os planos de integridade]. Mesmo os que fizeram, agora vão precisar implementar”, disse o ministro da CGU Wagner Rosário. Ele ponderou, contudo, que esse movimento é um processo e não ocorre de uma hora para outra.

“É uma construção, nenhum órgão consegue mudar uma cultura em menos de 3, 4 anos. Estamos iniciando um processo que espero que traga frutos e que possam criar controles específicos”, disse. Rosário informou que a CGU tem auxiliado os órgãos para acelerar a criação dos planos e adoção das demais medidas.

Os dados podem ser acompanhados por um site específico criado pela CGU, o Painel Integridade Pública (http://paineis.cgu.gov.br/integridadepublica/index.htm ).

 

Edição: Carolina Pimentel

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Destaque - 17 minutos atrás Ações governamentais contemplam famílias indígenas em Rondônia As equipes da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e Defesa Civil Estadual, prestaram assistência às famílias em situação de vulnerabilidade temporária
2
Capa - 27 minutos atrás Apresentações culturais na abertura da 2ª Maloca Estudantil reforçam a valorização e o resgate da cultura indígena de Rondônia Os estudantes cantaram e dançaram músicas ancestrais do dia a dia das aldeias, e ainda tocaram instrumentos musicais como a “taboca”, uma flauta indígena
3
Cultura - 31 minutos atrás Feira de Empreendedores “Sabores da Praça” acontece nesta sexta e sábado em Porto Velho Segundo o vice-governador e titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves, a feira não apenas destaca os sabores da culinária e do artesanato, também proporciona oportunidades de negócios e crescimento para os empreendedores.
4
Cidades-RO - 34 minutos atrás Remoção de curvas perigosas garante maior segurança na trafegabilidade na RO-135 Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as melhorias na RO-135 atendem aos anseios da população. “Essa via interliga duas importantes cidades, diminui o tempo de viagem
5
Capa - 40 minutos atrás Nova Brasilândia D’Oeste terá 280 pessoas capacitadas ao mercado de trabalho com o Programa Vencer Curso de padeiro, é uma das formações com vagas abertas para os moradores de Nova Brasilândia d’Oeste e região

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::