Rondônia, - 00:19

 

Você está no caderno - Artigos
O ano será tumultuado políticamente em Porto Velho
O ano será tumultuado políticamente em Porto Velho
Receita de sustentabilidade Uma equação simples para a Amazônia é a soma de floresta, águas e povos. A preservação e bom uso de..
Publicado Quarta-Feira, 3 de Abril de 2019, às 16:22 | Fonte Carlos Sperança 0

 
 

 

Receita de sustentabilidade

Uma equação simples para a Amazônia é a soma de floresta, águas e povos. A preservação e bom uso de floresta e águas com a finalidade superior de assegurar a felicidade de seus povos. A realidade, porém, causará ruídos na equação se menos floresta e águas comprometidas resultarem em menos Amazônia.

Os interesses que desprezam os riscos à flora, fauna e recursos hídricos prejudicam os povos e seu futuro. Abalam a confiança dos brasileiros em suas reais possibilidades e afastam os investidores estrangeiros das enormes oportunidades que a região e o país oferecem. Há sérias e concretas perspectivas de prejuízos futuros nos erros, silêncios e omissões de hoje.

A perspectiva de um ambiente regional ainda mais quente é de maiores secas e o contraponto de cheias mais fortes. A frequência desses fenômenos se acelerou na última década e a vida já sente consequências em animais e vegetais. Os frutos do bem estar são alegria e maior duração da vida, mas os fenômenos negativos atraem as respostas indesejáveis das dores agudas e crônicas acompanhadas da morte abreviada.

É preciso advertir que o bem estar não virá da vitória da concepção desenvolvimentista sobre a preservacionista ou vice-versa. A receita óbvia é sustentabilidade: a soma da sabedoria ambiental com a boa qualidade do desenvolvimento socioeconômico.

………………………………………….

Ano tumultuado

O ano será tumultuado políticamente em Porto Velho. Os perdedores das últimas eleições municipais (em 2016) e das estaduais (no ano passado) lamberam as feridas, mas não esqueceram das mágoas das derrotas e já iniciaram 2019 buscando os impeachments do prefeito Hildon Chaves (PSDB) e do governador Marcos Rocha (PSL). A coisa começa a ferver nos bastidores.

Levando a melhor

Recapitulando as refregas enre a Assembléia Legislativa com Ivo Cassol (PP) e Confucio Moura (MDB) nos últimos anos, os governadores levaram a melhor. Cassol usou fitas gravadas sobre propinas e ameaças de impeachments e mandou quase uma duzia de deputados para cadeia. Confucio no apagar das luzes do seu impeachment foi beneficiado por uma operação policial que esmagou deputaos e adversários.

Ex-barbudão

Em visita ao SGC na segunda-feira, o ex-prefeito de Ji-Paraná, ex-deputado federal e ex-vice governador de Rondônia Assis Canuto relembrou os velhos tempos de colonização. São 49 anos de Rondônia e ele participou dos embriões de 42 municípios do estado. Ele chega aos 77 anos neste 21 de abril, mesma data do barbudo Tiradentes. Lembrando que nos primórdios do território Canuto ambém era barbudão.

PP indica vice

No encontro estadual do PP em Porto Velho no início de semana especulou-se que o partido vai se alinhar ao projeto de reeleição do prefeito Hildon Chaves (PSDB). Neste cenário, o PP de Jaqueline Cassol indicaria o cargo de vice, com a vereadora Cristiane ganhando força por sua votação a federal no ano passado. Assim sendo Edwilson Negreiros fica descartado para vice.

Muitas fugas

É fuga nos presídios em todos os quadrantes do estado neste inicio do ano. Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal já tiveram ocorrências e até presidios femininos foram sacudidos com a mulherada escapando. É preciso punir os envolvidos nas facilitações, porque é impossivel tanta gente se evadindo sem que haja omissão de carcereiros, agentes penitenciários e PMS. Aí tem…

 









ADS NEWS 5

Veja também em Artigos


Informe Central
LUTO! O final de semana foi de luto para o Sindicato dos Servidores Municipais da prefeitura de Ouro Preto D’Oeste, com o falecimento no.....


Apesar do atraso deu tudo certo na abertura da Flor do Maracujá
Não vai ser fácil, aliás, deve não ter sido fácil para os jurados que atuaram no Flor do Maracujá na noite da última sexta feira 27,.....


Quem vai pagar a conta nas fraudes do ex-Banco de Rondônia - Beron
Na miríade de estranhas transações deram R$ 6 milhões em crédito ao cidadão Xis da Questão. Era Aparecido Xis da Questão Lima, notório pelos vínculos com o senador Valdir Raupp, candidato à reeleição pelo MDB. Foi no governo Raupp que o Banco de Ro...


A violência já atinge a cracolândia da capital
A onda de violência que atinge a periferia de Porto Velho começa a migrar com maior frequência no ambiente habitado pelos mendigos e.....

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News