Rondônia, - 00:29

 

Você está no caderno - Ariquemes Online
dia de campo
Sebrae incentiva piscicultura em Rondônia
Dia de Campo é realizado em Rio Crespo pelo Sebrae Rondônia e pela Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar)
Publicado Quinta-Feira, 28 de Março de 2019, às 16:29 | Fonte da Redação 0

 
 

O galpão para guardar rações e equipamentos em uma fazenda em Rio Crespo, no interior de Rondônia, transformou-se em um grande auditório com mais de 350 participantes. São piscicultores e estudantes em busca de informações da quarta edição do Dia de Campo, projeto promovido pelo Sebrae em parceria com a Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar).

 

O evento foi realizado no dia 22 de março e transformou-se em um grande fórum de discussão da cadeia produtiva. Lideranças do setor aquícola, do governo do estado e de entidades ligadas ao fomento da economia também participaram do Dia de Campo.

 

O superintende do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, explicou que a instituição incentiva a entrada de pequenos produtos neste setor e que os bons resultados da cadeia produtiva do peixe acabam gerando impacto direto em outros setores da economia. “Temos o pagamento de salários dos trabalhadores envolvidos neste segmento, temos o dinheiro que movimenta outros setores da economia, como o transporte. Tudo isso pode ser potencializado por meio dos pequenos produtores, que devidamente capacitados, podem obter bons resultados”, destaca.

 

Para o presidente da Acripar, Francisco Hidalgo Farina, o encontro foi uma oportunidade para troca de experiências. “Além dos palestrantes, temos a oportunidade de conversar com outros piscicultores e trocar experiências de compra de insumos, de procedimentos. Isso é muito importante”, destaca Farina.

 

O analista técnico do Sebrae Denis Farias destaca o incentivo aos pequenos produtores rurais para a criação de peixe. “Essa é uma cadeia produtiva relativamente nova em Rondônia. No  Projeto de Piscicultura do Sebrae, estamos trabalhando a capacitação desses produtores, por meio da gestão empresarial, para que eles transformem seus sítios em empreendimentos rurais, diversificando suas culturas produtivas, gerando mais renda e emprego.”, argumenta Farias.

 

Um dos palestrantes do Dia de Campo foi o engenheiro agrônomo Eduardo Ono, presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Ele destacou o potencial de crescimento da piscicultura de Rondônia. “Neste evento a gente percebe o alinhamento do setor produtivo, do governo e das entidades de fomento à economia. Somado a este cenário temos as condições favoráveis para a criação de peixe. Essa, com certeza, é a fórmula do sucesso”, finaliza Ono.

 









ADS NEWS 5

Veja também em Ariquemes Online


Sábado de incêndios na Capital
Loja do grupo na Avenida Nações Unidas é consumida pelas labaredas....


Realizada a 1ª Feira Gastronômica de Ariquemes
Na 1ª Feira Gastronômica de Ariquemes, cada Unidade Básica de Saúde (UBS), participou levando alimentos saudáveis, como sucos detox, bolos sem glúten, doces caseiros, e vários tipo de comida regional, feita com alimentos saudáveis....


Águas de Ariquemes - Comunicado de Abastecimento
A previsão é que o abastecimento seja gradativamente normalizado durante a madrugada da quinta-feira (06.12)....


Câmara de Vereadores de Ariquemes elege pela primeira vez uma mulher para o cargo de presidente
A Mesa Diretora é composta por Carla Redano; Joel da Yamaha (DEM), vice-presidente; Amalec da Costa (PSDB), primeiro-secretário; e Loro da Sucam (PP), segundo secretário....

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News