Rondônia, - 01:01

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa dá meio milhão de euros a Moçambique
A instituição diz estar a trabalhar com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e com a Embaixada em Maputo para encontrar a melhor forma de efetivar essa ajuda financeira
Publicado Sexta-Feira, 22 de Março de 2019, às 09:34 | Fonte Expresso 0

 
 

ZINYANGE AUNTONY/ GETTY IMAGES


A Santa Casa da Misericórdia vai dar 500 mil euros a Moçambique, para apoiar as vítimas do ciclone Idai que já provocou pelo menos 294 mortos no país, disse à Lusa fonte da instituição.

"A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai avançar com um apoio de 500 mil euros para ajudar o povo moçambicano nesta hora tão difícil, estando neste momento a trabalhar com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e com a Embaixada de Portugal em Maputo a melhor forma de efetivar essa ajuda financeira", afirmou a mesma fonte.

De acordo com números divulgados hoje em Genebra, Suíça, pelo PAM, agência das Nações Unidas, a passagem do ciclone Idai por Moçambique, Zimbabué e Maláui atingiu, pelo menos, 2,8 milhões de pessoas.

O número de mortos confirmados na sequência do ciclone Idai subiu para 294 em Moçambique e 139 no Zimbabué, segundo dados oficiais hoje divulgados pela ONU.

As únicas estimativas conhecidas do Maláui fixam-se em 56 mortos e 177 feridos.

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, decretou o estado de emergência nacional na terça-feira e disse que 350 mil pessoas "estão em situação de risco".

Moçambique cumpre hoje o segundo de três dias de luto nacional.

A Cruz Vermelha Internacional indicou que pelo menos 400.000 pessoas estão desalojadas na Beira, considerando que se trata da "pior crise" do género em Moçambique.

O Idai, com fortes chuvas e ventos de até 170 quilómetros por hora, atingiu a Beira (centro de Moçambique) na noite de 14 de março, deixando os cerca de 500 mil residentes na quarta maior cidade do país sem energia e linhas de comunicação.

 









ADS NEWS 5

Veja também em INTERNACIONAL


Japão. Shinzo Abe garante lugar na História mas fica abaixo de votação necessária para mudar Constituição
Aquele que será brevemente o primeiro-ministro há mais tempo em funções no país tentou minimizar a importância de não ter conseguido os assentos necessários para......


FocusEconomics prevê estagnação económica em Angola este ano
Segundo a FocusEconomics, o crescimento angolano estará em baixa devido ao aumento das importações e da queda do setor petrolífero. Em 2020, prevê-se um aumento de 1,6% do PIB....


Governo angolano licenciou apenas 241 das 750 cooperativas que pretendem explorar diamantes
O licenciamento destas cooperativas decorre da estratégia do governo para o combate ao garimpo e ao tráfico ilícito de diamantes, no âmbito da denominada ''Operação Transparência'' existente desde 2018....


Terremoto de magnitude 5.3 abala Atenas
Não houve até o momento relatos sobre mortes ...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News