Rondônia, - 22:54

 

Você está no caderno - Porto Velho
dia do Bibliotecário
IFRO comemora Dia do Bibliotecário
Conforme a Assessora de Bibliotecas (ABIB/IFRO), Cledenice Blackman, há muito que comemorar institucionalmente na área de Gestão da Informação no IFRO
Publicado Terça-Feira, 12 de Março de 2019, às 16:03 | Fonte Assessoria de Comunicação 0

 
 

Reprodução

Hoje (12 de março) se comemora o Dia do (a) Bibliotecário (a). Gerenciando mais de 70 mil exemplares de materiais bibliográficosdisponíveis no sistema de gestão de acervo, empréstimo e colaboração entre bibliotecas, o GNUTECA, a responsabilidade dos profissionais da área cresce a cada dia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e na sociedade. No Instituto são 14 bibliotecários (as), sendo duas nas bibliotecas dos Campi Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho Calama e Zona Norte, e mais um (a) bibliotecário (a) nas unidades Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Ariquemes e Reitoria. A instituição conta ainda com 22 auxiliares de biblioteca.

 

Conforme a Assessora de Bibliotecas (ABIB/IFRO), Cledenice Blackman, há muito que comemorar institucionalmente na área de Gestão da Informação no IFRO, tendo em vista que as Coordenações de Bibliotecas e a equipe de auxiliares dos campi conseguiram realizar a implantação do sistema de gestão de acervo, empréstimo e colaboração entre bibliotecas GNUTECA iniciada em maio 2014. “Atualmente, de maneira geral, todo o acervo está automatizado e disponível para consulta na base do Sistema GNUTECA dos (as) usuários (as) acessando o link: https://biblioteca.ifro.edu.br. É uma prestação de serviço do (a) profissional bibliotecário (a) e auxiliares de biblioteca, no trabalho de digitalização da informação do IFRO, organizando e disseminando a informação com qualidade para toda a comunidade acadêmica do Instituto e, consequentemente, de toda Rondônia. Além disso, estamos em fase de disponibilizar a Biblioteca Digital institucional, trabalho em conjunto da Pró-Reitoria de Ensino, que contará com o gerenciamento da Diretoria de Educação a Distância”, informa Cledenice.

Cledenice Blackman destaca que, por intermédio do cumprimento da lei 12.244, o Brasil busca a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino, compostas por coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados à consulta, pesquisa, estudo ou leitura.

História

O Dia do Bibliotecário foi instituído em 1980, pelo Decreto 84.631. A data homenageia o nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. Engenheiro, com aperfeiçoamento em eletricidade nos Estados Unidos e que, aos 33 anos, mudou sua área de trabalho para a Biblioteconomia. Foi aprovado em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Entre 1945 e 1947 trabalhou na Biblioteca Nacional e depois assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Porto Velho


Publicado edital das eleições para Conselheiros Tutelares de Porto Velho
O Edital nº 1/2019 contendo as regras para o 2º Processo de Escolha Unificada dos Conselheiros Tutelares do município de Porto Velho, gestão 2020/2023, foi publicado no Diário Oficial Municipal desta última quinta-feira (15/5), págs. 166-170....


Após dez anos, escola Khrys Damaris ganha cobertura de pátio
Atividades esportivas e culturais agora terão espaço adequado...


Passeio de litorina será inaugurado nesse próximo dia 24
Os passageiros poderão revisitar a memória da capital passando por prédios históricos...


Secretários municipais de saúde se reúnem com deputados estaduais
Na pauta de reivindicações o Cosems a descentralização dos serviços de saúde....

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News