Rondônia, - 19:31

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
saúde
Após 6 meses cirurgias no coração voltam a ser realizadas em Rondônia
As cirurgias foram retomadas em plena terça-feira de carnaval, graças a uma força-tarefa da gestão da Sesau, que se dedicou na compra e entrega dos materiais...
Publicado Quinta-Feira, 7 de Março de 2019, às 16:20 | Fonte Zacarias Pena Verde 0

 
 

Sângela Oliveira

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) retomou, durante o feriado de carnaval, a realização de cirurgias cardiovasculares no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), em Porto Velho. Os procedimentos são considerados de alta complexidade e estavam suspensos, deixando pacientes esperando na fila desde agosto de 2018, por falta de materiais cirúrgicos.

 

 

As cirurgias foram retomadas em plena terça-feira de carnaval, graças a uma força-tarefa da gestão da Sesau, que se dedicou na compra e entrega dos materiais e também dos profissionais médicos, enfermeiros e técnicos que se empenharam na execução da cirurgia, informa o secretário estadual de Saúde Fernando Máximo. Ele acompanhou de perto a primeira cirurgia, na qual o paciente recebeu três pontes de safena durante o feriado.

 

De acordo com o secretário, há uma fila de espera de 15 pacientes internados no HB e no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II e que trata-se de procedimentos de alto risco, com várias horas de duração, que requerem uma retaguarda de vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos primeiros dias de recuperação pós operatória e que serão feitos três ainda esta semana.

 

AGILIDADE EM PROCEDIMENTOS

 

Outras filas de Cirurgia vão começar a ser combatidas pelo governo de Rondônia, tendo em vista que tem pacientes esperando há três anos para serem submetidos a alguns procedimentos cirúrgicos e isto necessita de uma atenção toda especial, relata Fernando Máximo.

 

As cirurgias de alta complexidade  serão realizadas no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), referência no atendimento de alta complexidade em Rondônia. As cirurgias menos complexas serão realizadas em algumas cidades polos localizadas em pontos estratégicos do Estado, de acordo com as capacidades instaladas de cada município.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Rondônia registra mais de 2 mil casos de malária em apenas quatro meses
O levantamento apontou ainda que os municípios com maior índice da malária no estado são Porto Velho com 890 casos, Candeias do Jamari com 472, Itapuã com 85, Guajará-Mirim...


Saneamento básico ainda não é prioridade em Rondônia
Falta visão sobre o problema; faltam projetos para buscar recursos; falta vontade de solucionar o problema....


Doação de leite materno visa ampliar estoques em todo o Brasil
Com o slogan “Doe Leite Materno, alimente a vida”, a campanha de doação de leite visa sensibilizar as gestantes e as mulheres que amamentam a fazerem doações durante todo o ano...


Ministério da Saúde abre hoje segunda fase da vacinação contra gripe
A partir desta segunda, também podem receber a vacina trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News