Rondônia, - 06:17

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Centro de Diagnóstico por Imagem de rondônia
Centro de Diagnóstico por Imagem será inaugurado nesta sexta (21) em Porto Velho
O Centro de Diagnóstico é referência no estado na realização de diagnóstico por imagem de alta complexidade. No local será realizada a primeira ressonância pública de Porto Velho.
Publicado Sexta-Feira, 21 de Dezembro de 2018, às 06:12 | Fonte Mineia Capistrano 0

  
 
 

Arquivo/Secom

Será realizada na próxima sexta-feira (21) a inauguração do Centro de Diagnóstico por Imagem de Rondônia (CDI), que ofertará atendimento no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. O Centro de Diagnóstico é referência no estado na realização de diagnóstico por imagem de alta complexidade. No local será realizada a primeira ressonância pública de Porto Velho.

Luiz Eduardo Maiorquin, secretário estadual de Saúde, garante que o aumento da oferta de serviços representa ganho para a população, que poderá realizar exames como ultrassonografia 3D, tomografia computadorizada, broncoscopia, endoscopia, colonoscopia, Raios-X digital e mamografia. “O CDI atuará como reforço implantado pelo governo de Rondônia para o fechamento de diagnóstico por imagens”, disse o secretário.

Além de proporcionar acessibilidade à população para realizar exames de alta complexidade, o CDI atuará na retaguarda para os serviços já oferecidos pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). “Daremos resposta em tempo mais hábil ao diagnóstico ao paciente, ou seja, o tempo de espera será menor”, comemora o secretário.

O primeiro passo para a realização de exame é o pedido médico, que deve ser feito por um profissional credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS); em seguida, a solicitação será encaminhada à Gerência de Regulação, que agendará o exame atendendo ao critério da equidade, dando prioridade para os atendimentos mais urgentes. “Os atendimentos serão respaldados por ordem, seguindo critério técnico do médico, com atendimento justo a todos. Uma resposta à população que necessitava deste atendimento especializado”, reforçou Maiorquin.

Os exames terão a emissão e disponibilização de laudos eletrônicos e impressos em todos os níveis de complexidade, como referência estadual para a demanda da rede hospitalar e ambulatorial de média e alta complexidade, e suporte à região de Saúde Madeira Mamoré compreendida pelos municípios de Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho, regulados por meio da Gerência de Regulação Estadual. Além de assistência e execução dos serviços de diagnóstico por imagem, O CDI vai oferecer serviços de agendamento centralizado (call center), sistema de informação da radiologia (RIS) e sistemas de gerenciamento arquivamento e distribuição de imagem (PACS).

O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) é uma obra construída no complexo hospitalar Dr. Ary Pinheiro, com recursos das compensações sociais da UHE Jirau e contrapartida do Estado de Rondônia.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Dentista ensina como manter o hálito saudável
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% da população mundial sofre de halitose....


Mulher viveu por 99 anos sem saber que seus órgãos estavam nos lugares errados
Uma mulher de Oregon, nos Estados Unidos, viveu por 99 anos com uma das condições mais raras do mundo: ela tinha a maioria de seus órgãos do lado contrário....


Vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira em todo o país
A mobilização vai até 31 de maio. A meta do Ministério da Saúde é atingir pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação...


Cresce em 264% o número de casos de dengue no país
O sistema de vigilância de estados e municípios e toda a população devem reforçar os cuidados para combater o Aedes aegypti, mosquito......

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News