Rondônia, - 13:18

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Pianista António Rosado atua em Madrid com a Orquestra Sinfónica Metropolitana de Lisboa
O concerto na capital espanhola realiza-se no âmbito do protocolo de intercâmbio assinado pelas duas orquestras, em junho do ano passado, e renovado a 09 de junho último.
Publicado Quarta-Feira, 5 de Dezembro de 2018, às 19:56 | Fonte Observador 0

  
 
 

Miguel A.Lopes/LUSA

O pianista Antonio Rosado durante um ensaio para os Dias da Música em Belém


O pianista António Rosado atua com a Orquestra Sinfónica Metropolitana de Lisboa (OSML), sob a direção do maestro Pedro Amaral, na sexta-feira, em Madrid. O músico vai interpretar “Noches en los Jardines de España”, de Manuel de Falla, no Auditório Nacional de Música, em Madrid.

A OSML interpreta ainda, neste concerto, a versão original de “Petrushka”, de Igor Stravinsky, datada de 1911. A segunda parte é preenchida pela Orquestra da Rádio Televisão Espanhola, sob a direção de Miguel Ángel Gómez-Martínez, que interpreta “Paraísos Artificiais”, de Luís de Freitas Branco, e “Quadros de uma Exposição”, de Modest Mussorgsky, segundo orquestração de Maurice Ravel.

Este concerto na capital espanhola realiza-se no âmbito do protocolo de intercâmbio assinado pelas duas orquestras, em junho do ano passado, e renovado a 09 de junho último.

Este protocolo materializa-se, entre outras iniciativas, no intercâmbio de concertinos entre ambas: no passado dia 16 de fevereiro, a violinista Ana Pereira, da Metropolitana, tocou com a Orquestra Sinfónica da RTVE, em Madrid, e, em setembro do ano passado, o violinista Miguel Borrego, da Sinfónica da RTVE, atuou no concerto inaugural da temporada 2017/2018 da Metropolitana, em Lisboa.

Sobre a renovação do protocolo, em declarações à agência Lusa, o diretor executivo da entidade gestora da Metropolitana, Associação Música Educação e Cultura (AMEC), António Mega Ferreira, afirmou que, “no primeiro ano de vigência, o protocolo serviu para testar modalidades de colaboração, que passaram pelo intercâmbio de concertinos das duas orquestras, e por atuações cruzadas de grupos de música de câmara, em Madrid e Lisboa”.

Depois da atuação em Madrid, a OSML, sob a batuta de Pedro Neves, e o pianista António Rosado atuam no domingo, pelas 17:00, no grande auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa,

O programa lisboeta é constituído por “Capricho Espanhol”, de Nikolai Rimsky-Korsakov, “Noches en los Jardines de España”, de Manuel de Falla, e pela versão original, de 1911, de “Petrushka”, de Igor Stravinsky.

Em julho último, a diretora artística do Festival de Sintra, Gabriela Canavilhas, referiu a António Rosado, como “o maior pianista português da atualidade”.

O pianista estreou em Portugal, entre outras peças, as Sonatas de Enescu e Paráfrases de Liszt, tendo sido o primeiro pianista português a realizar as integrais dos Prelúdios e também dos Estudos de Claude Debussy. Rosado fez igualmente a integral das sonatas de Mozart.

A sua estreia em palco aconteceu aos quatro anos. Iniciou os estudos musicais com seu pai, e prosseguiu-os no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde terminou o Curso Superior de Piano, com 20 valores. Em 1980, estreou-se em concerto com a Orchestre National de Toulouse, sob a direção de Michel Plasson.

Sobre António Rosado, a revista francesa Diapason afirmou que é um “intérprete que domina o que faz” e “tem tanto de emoção e de poesia, como de cor e de bom gosto”. O pianista tem atuado regularmente, tanto em salas nacionais, como além-fronteiras.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em INTERNACIONAL


Dois soldados norte-americanos mortos no Afeganistão
NATO não identifica os militares, dizendo apenas que foram mortos “durante uma operação”, sem especificar o local ou as circunstâncias...


Iraque. Naufrágio de ferry no rio Tigre provoca quase uma centena de mortos em Mossul
Os passageiros cruzavam o rio com destino aos parques onde as famílias tradicionalmente fazem piqueniques para celebrar o Ano Novo persa. O ministro da Justiça ordenou a prisão de nove trabalhadores da empresa de ferries e impediu os proprietários ...


Coreia do Norte abandona gabinete de contacto com a Coreia do Sul
As autoridades sul-coreanas lamentaram a decisão, para a qual, disseram, o Norte não apresentou quaisquer razões...


Donas de Almaraz acordam prolongar funcionamento da central nuclear
O acordo entre as elétricas Iberdrola, Endesa e Naturgy permite estender a vida útil dos dois reatores da central e aponta para uma projeção de investimentos de 400 milhões de euros, com uma oscilação de 50%...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News