Ariquemes / RO - quinta-feira, 25 de abril de 2024
(69) 99929-2272

A gritaria contra a política tradicional elegeu o presidente

Publicado em: 14/11/2018 - 12:00
A gritaria contra a política tradicional elegeu o presidente

 

A unidade conquistada

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, ensinou uma lição aos afoitos sem-votos que o cercam: nas instituições, não é possível “prensar”, mas convencer. Um governo só pode executar o que o povo, representado no Parlamento, autorizar. Se a iniciativa não tramitar adequadamente, ou seja, nos marcos da lei, caberá ao Poder Judiciário brecá-la.

A gritaria contra a política tradicional elegeu o presidente, vários governadores e levou renovação ao Congresso e assembleias estaduais, mas não houve – nem haverá – a revogação da política em sua essência, que se caracteriza por três qualidades imutáveis: diálogo, debate e diplomacia.

Sem essa política superior não haverá nenhuma reforma da Previdência ou qualquer outra alteração constitucional. O valor insubstituível da política é diariamente demonstrado pelas ações de qualificados e experientes políticos.

Nesse sentido, foi exemplar a unidade conquistada por Rondônia e levada ao presidente Michel Temer pelo governador Daniel Pereira, presidente da ALE, Maurão de Carvalho, senador Valdir Raupp e presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Walter Waltenberg. Eles mostraram que a “prensa” é feita com as plumas da boa política. Com argumentos corretos, suavemente, ela se impõe por si mesma.

……………………………………….

Recursos assombram

Como almas penadas vagando por aí, assombrando os eleitos, dúzias de recursos começam a ser julgados a partir de hoje pelas instâncias superiores da justiça eleitoral. Isto tanto pode melar as eleições suplementares em Rolim de Moura e Pimenta Bueno, propiciar o retorno aos cargos dos prefeitos cassados, como também alterar o quadro de eleitos a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.

Legado infernal

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) esta herdando um legado terrível dos petistas (mancomunados com emedebistas, pepitas e puxadinhos). A começar por mais de 7 mil obras paralisadas no país, a continuar com o milionário reajuste com efeito cascata dos juízes, as isenções para o segmento automobilístico, e logo em seguida a polêmica reforma da previdência .

Toda clareza

Se de um lado, Bolsonaro herda pilhas de problemas em Brasília, em Rondônia o governador eleito Marcos Rocha vai ter um abacaxizal para descascar. A saúde rondoniense esta em colapso, a segurança pública é um caos, a arrecadação paga apenas os salários dos servidores e fornecedores. Não temos caixa para investimentos em infraestrutura, como ficou claro no encontro de Daniel Pereira/Marcos Rocha na segunda-feira.

Contas em dia

Já, o município de Porto Velho pena com a crise, mas as contas estão em dia com os ajustes feitos pelo prefeito tucano Hildon Chaves. Os problemas locais estão mais centrados em saúde – área aonde a população padece em todo pais – e localizadamente no transporte escolar que afeta a educação e nas alagações típicas do inverno amazônico.

Boas expectativas

Com a eleição do governador, 4 deputados federais – a metade da bancada de Rondônia – e de pelo menos sete deputados estaduais, a população de Porto Velho criou boas expectativas para os próximos quatro anos. Lembrando que desde 90, com Oswaldo Piana, que a capital não emplacava governador do estado já que Raupp e Cassol eram de Rolim, Bianco de Ji-Paraná e Confúcio, de Ariquemes.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Destaque - 8 horas atrás Investimentos em educação: Estudantes vão receber mais de 23 mil tablets do Governo de RO Com o objetivo de facilitar a integração da tecnologia na Educação, o Governo de Rondônia fez entrega simbólica de tablets para estudantes da escola Mariana, Daniel Neri e Flora Calheiros, na terça-feira (23)
2
Guajará-Mirim - 8 horas atrás Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra.Taíssa Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
3
Capa - 8 horas atrás Encontro de Educadores de Trânsito debate segurança viária e lança Campanha Maio Amarelo 2024 Segundo a diretora da EPTran, Junaia Freitas, o evento vai contar com a participação de 300 pessoas em média, servidores dos 52 municípios e distritos rondonienses
4
Ação Parlamentar - 8 horas atrás Nim Barroso destina emenda parlamentar para Presidente Médici Em nome de toda equipe da associação, queremos agradecer o deputado Nim Barroso pelo envio do recurso. São muitas pessoas envolvidas e temos muito a agradecer
5
Ação Parlamentar - 8 horas atrás Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado do Oeste para traçar melhorias à população Em visita à Unisp, o deputado destacou aos policiais a importância de progressões de vencimentos, realinhamento, e questões que envolvem toda a segurança pública. Reforçou também a união, diálogo contínuo e segurança para a população.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::