Rondônia, - 06:16

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Turquia pode comprar petróleo ao Irão apesar das sanções dos EUA
Estados Unidos confirmaram formalmente o restabelecimento de todas as sanções ao Irão levantadas no quadro do acordo de 2015 sobre o programa nuclear iraniano, do qual Washington se retirou
Publicado Sábado, 3 de Novembro de 2018, às 06:24 | Fonte Expresso 0

  
 
 

Divulgação - Internet


A Turquia integra o grupo de oito países que beneficiam de uma isenção dos Estados Unidos relativamente às sanções norte-americanas ao Irão e que poderão continuar a importar petróleo deste país, disse esta sexta-feira o ministro da Energia turco.

"Sabemos que a Turquia faz parte dos países que beneficiam de uma isenção", declarou Fatih Donmez, citado pela agência estatal Anadolu, adiantando que ainda não sabe pormenores, mas que está "satisfeito" com a medida.

Os Estados Unidos confirmaram esta sexta-feira formalmente o restabelecimento na segunda-feira de todas as sanções ao Irão levantadas no quadro do acordo de 2015 sobre o programa nuclear iraniano, do qual Washington se retirou.

As sanções dizem respeito aos setores naval, financeiro e da energia, sendo este o segundo pacote de penalidades reimposto desde que o Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou em maio a retirada do acordo entre as grandes potências e o Irão.

Washington gostaria de reduzir praticamente a zero as exportações de petróleo iraniano. Contudo, oito países serão autorizados temporariamente a continuar a importá-lo, disse esta sexta-feira o secretário de Estado, Mike Pompeo.

"Mas apenas porque fizeram grande esforço para reduzir as suas importações de petróleo" e "cooperaram" com os Estados Unidos "em muitas outras frentes", explicou o chefe da diplomacia norte-americana, sem nomear os países.

As trocas comerciais entre o Irão e a Turquia ascendem a cerca de 10 mil milhões de dólares (8,7 mil milhões de euros) anuais, mas Ancara gostaria que elas atingissem os 30 mil milhões (26,3 mil milhões de euros).

Teerão fornece a Ancara perto de metade das suas importações de petróleo e os turistas iranianos têm importância crescente para a Turquia.
Os responsáveis turcos afirmaram nos últimos meses que a Turquia estava a considerar manter as suas trocas comerciais com o Irão, apesar das sanções norte-americanas.

A lista dos países que beneficiam de isenção deve ser divulgada na segunda-feira, quando entram em vigor as sanções.

Pompeo apenas disse que a lista não integra qualquer membro da União Europeia, prevendo observadores que entre os oito beneficiados poderão estar, além da Turquia, a Coreia do Sul, a Índia e a China.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em INTERNACIONAL


Ataque no Sri Lanka: terroristas eram de classe média e estudaram fora
Os terroristas envolvidos no ataque no Sri Lanka eram de classe média ou alta, mantinham ligações internacionais e eram bem-educados, informou o governo do país na manhã desta quarta-feira....


Egípcios apoiam mudanças na Constituição dando mais poder ao presidente Sisi
Cerca de 90 por cento dos eleitores egípcios que participaram de um referendo aprovaram mudanças na Constituição do país, afirmou a comissão eleitoral nesta terça-feira, em uma medida que pode abrir caminho para que o presidente Abdel Fattah al-Sis...


Número de mortos em atentados no Sri Lanka sobe para 359
Autoridades do Sri Lanka elevaram para 359 o número de mortos nos atentados que atingiram o país no domingo de Páscoa. ...


Novas prisões no Sri Lanka após sangrentos atentados
A polícia do Sri Lanka realizou, nesta quarta-feira (24), novas prisões de suspeitos ligados aos atentados no domingo de Páscoa....

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News