Rondônia, - 01:49

 

Você está no caderno - Artigos
O contexto migratório
O contexto migratório
O contexto migratório Desde que frei Gaspar de Carvajal escreveu os primeiros registros sobre a Amazônia a região nunca mais deixou de..
Publicado Quinta-Feira, 6 de Setembro de 2018, às 05:51 | Fonte Carlos Sperança 0

 
 

 

O contexto migratório

Desde que frei Gaspar de Carvajal escreveu os primeiros registros sobre a Amazônia a região nunca mais deixou de ser sempre estudada, apresentando novos fatos, muitos dos quais surpreendentes. Ainda hoje, novas descobertas confirmam o que se escreveu sobre ela, em relatos de viagem, expedições científicas e planos governamentais.

A nova realidade colombiana trazida pela negociação que levou a mais duradoura guerrilha a migrar para a política tradicional isolou os setores ligados ao crime que antes se escondiam sob a capa de guerrilheiros.

Com o Estado colombiano se concentrando no combate ao crime, são empurrados para as fronteiras e os confins da floresta transnacional. Já a nova e triste realidade venezuelana é a da procura dos mais desamparados pela oportunidade de trabalhar e viver sem tantos sobressaltos.

Frente à história antiga e à realidade contemporânea, que se desenrola às nossas vistas no dia a dia, forçoso é concluir que não há como falar da Amazônia sem considerar as migrações.

É o que defende a professora Márcia Oliveira, ao afirmar que as tensões apresentadas por essas novas realidades requerem “leitura e interpretação da Amazônia, tendo por base a dinâmica da mobilidade humana na região, ou seja, o contexto migratório”. É uma voz a ser ouvida.

…………………………………

PIB retraiu

O IBGE mediu um PIB de 2,3 (índice de crescimento econômico) em Rondônia, taxa superior à média nacional, mas bem inferior ao crescimento rondoniense na década passada, quando o estado atingiu 11 por cento. Eram os tempos da construção das usinas e ainda nem tinha chegado a cheia histórica, aquele desastre natural que nocauteou Porto Velho.

Em discussão

A Comissão de Infra-estrutura do Senado, a pedido da bancada amazônica, voltou a debater, em audiência publica, a questão da BR- 319, que liga Porto Velho a Manaus. O tema voltou à pauta, mas as mais importantes definições a respeito da continuidade da obra – travada pelos embargos ambientais – só devem acontecer mesmo no ano que vem.

As propostas

Na esfera das eleições a presidência abundam as propostas populistas, desde a quitação das dividas de todo mundo no Serasa (Ciro Gomes) ao auxílio-gás (de Geraldo Alckmin). Tem outras também para jogar para a plateia, como a de Boulos, de extinguir o reajuste dos ministros do Supremo com efeito cascata para juízes e desembargadores. Neste, caso é mais fácil galinha criar dentes.

Em Rondônia

Em Rondônia várias propostas, algumas muito parecidas, despontam na campanha eleitoral deste ano entre os governadoraveis. As mais presentes são sobre a industrialização, a geração de empregos e a regularização fundiária. Também tem aquela da criação de novos municípios, que depende mais do Congresso Nacional do que dos governantes rondonienses.

Nossas fronteiras

Durante recente programa eleitoral o candidato ao Senado Confúcio Moura (MDB) mostrou sua preocupação com a situação de nossas fronteiras  desguarnecidas com os países vizinhos facilitando as transações dos cartéis do tráfico de drogas e armamentos. A segurança nas divisas será uma de suas propostas no Senado, visando sensibilizar o novo presidente.

 









Veja também em Artigos


E agora “RORO”, como é que fica?
E agora “RORO”, como é que fica? O pessoal da produção do Musical Mamonas, está querendo saber da posição da presidência da.....


O velho e guerreiro João Paulo II
Deixou de ser novidade a superlotação no Hospital João Paulo II, considerado o maior pronto-socorro de emergência do estado de.....


Esse negócio de querer ganhar no grito já não cola
Esse negócio de querer ganhar no grito já não cola. Estou me referindo a ameaça postada pelo particular amigo (do Silvio Santos), Paulo.....


Técnicos aproveitados no futuro governo
Quem estiver fazendo um bom trabalho no atual governo poderá ser aproveitado no governo do coronel Marcos Rocha (PSL), que assume a partir.....

 


ads2507



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News