Rondônia, - 08:03

 

Você está no caderno - Educação
História do Dia dos Pais
História do Dia dos Pais
Atualmente, celebramos o Dia dos Pais sempre no segundo domingo de agosto, mas nem sempre foi assim. A data original da celebração, instituída em 1953, era 16 de agosto...
Publicado Quinta-Feira, 23 de Agosto de 2018, às 10:21 | Fonte Informe Publicitário 0

 
 

Brasil Escola - Uol

Pai e filho

Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais também foi criado para homenagear um dos responsáveis pela nossa vida, nossa educação e nosso desenvolvimento. Apesar de em alguns países a data ser meramente comercial, no Brasil gostamos de celebrar, reunir a família, comprar presentes e cartões comemorativos ou preparar alguma surpresa inesquecível para os nossos pais.

 

Atualmente, celebramos o Dia dos Pais sempre no segundo domingo de agosto, mas nem sempre foi assim. A data original da celebração, instituída em 1953, era 16 de agosto, em razão do Dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo.

 

O Dia dos Pais pelo mundo

 

Alguns países de origem predominantemente católica, celebram o Dia dos Pais em 19 de março, Dia de São José, esposo de Maria, mãe de Jesus. Dentre eles estão Portugal, Espanha, Itália e Bolívia. As famílias se reúnem em torno da mesa e são feitas homenagens aos pais, através de músicas, poemas, desenhos feitos pelas crianças.

 

Nos Estados Unidos, assim como em outros cerca de 70 países, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho.

 

Em 1910, Sonora Louise Smart Dodd, uma moradora da cidade de Spokane no estado de Washington, teve a ideia de homenagear o próprio pai, na data de seu nascimento, dia 19 de junho, em razão do orgulho que sentia, pelo fato de ele ter conseguido criar sozinho os filhos, após a morte da esposa.

 

O gesto de Sonora comoveu e incentivou as pessoas de sua cidade a fazer o mesmo e o fato ganhou repercussão nacional. Em 1972, o então presidente americano Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como a data oficial para a comemoração do Dia dos Pais. Assim, a prática foi adotada por outros países ocidentais.

 

Na Rússia, o Dia dos Pais é celebrado em 23 de fevereiro. Nessa data se comemora o Dia do Defensor da Pátria Local, uma homenagem aos homens das forças armadas russas. São organizados desfiles pelas ruas e aos pais é dedicada particular atenção e carinho.

 

Na Alemanha, o Dia dos Pais é comemorado juntamente com a celebração da Ascensão de Jesus Cristo. Segundo o Novo Testamento, o corpo de Jesus foi elevado aos céus, quarenta dias após sua ressurreição, na presença de 11 de seus apóstolos. Os alemães comemoram a data com seus filhos, pais e irmãos e, geralmente, aproveitam a ocasião para apreciar uma boa cerveja.

 

Nos países nórdicos como a Noruega, Suécia e Finlândia, o Dia dos Pais é celebrado no segundo domingo de novembro. A tradição é fazer os pais encontrarem seus presentes, escondidos pelas crianças, dando-lhes pequenas pistas.

 

No Reino Unido, o Dia dos Pais é celebrado no terceiro domingo de junho, sem muito entusiasmo ou reuniões em família. Ao invés de presentes, os filhos homenageiam seus pais com cartões comemorativos.

 

No Paraguai, o Dia dos Pais é celebrado no segundo domingo de junho. Assim como no Brasil, a data é bastante comercial e muito festejada. Os paraguaios se reúnem para almoçar, assistir a eventos esportivos juntos e trocar apostas e homenagear os pais.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Educação


Site da ABL tem tradução para mais de 100 idiomas
Búlgaros, chineses e árabes estão na lista de leitores que já podem ter acesso ao conteúdo do site da Academia Brasileira de Letras (ABL) em seus próprios idiomas....


Escola inteira aprende língua de sinais pra receber aluna surda.
Os alunos de uma escola elementar de Maine, nos Estados Unidos aprenderam a língua de sinais pra receber uma aluna surda....


Escolas no Brasil têm menos tempo para ensino e mais bullying entre alunos do que média internacional
As escolas brasileiras perdem mais tempo com tarefas não relacionadas ao aprendizado e são ambiente mais propício ao bullying e à intimidação do que a média internacional, segundo dados obtidos a partir da avaliação dos próprios professores e diret...


Superdotados: saiba mais sobre essas habilidades
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicados em 2017, 5% da população brasileira – ou 10 milhões de pessoas – são superdotados....

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News