Rondônia, - 03:51

 

Você está no caderno - Artigos
A utopia realizável
A utopia realizável
Novas e sensacionais revelações desvendam no dia a dia os segredos mais resistentes da floresta. A primeira lição que as descobertas..
Publicado Segunda-Feira, 30 de Julho de 2018, às 05:48 | Fonte Carlos Sperança 0

 
 

 

Novas e sensacionais revelações desvendam no dia a dia os segredos mais resistentes da floresta. A primeira lição que as descobertas trazem é que no passado tudo era bem diferente e as ações do presente trarão consequências no futuro.

A Amazônia é tão repleta de possibilidades que nela cabem distopias caóticas e utopias realizáveis. A ameaça da savanização é tão real quanto o processo que transformou comunidades em cidades-fantasmas.

O contraponto migratório do “índio do buraco”, que faz sua vida no dia a dia da floresta como novo campeão de audiência, é o japonês Shigeru Nakayama, que vive como eremita na cidade-fantasma de Airão Velho.  

Cada notícia é como um roteiro de cinema. Aliás, foi a Amazônia que inspirou o escritor britânico Conan Doyle, mais conhecido pelas aventuras do detetive Sherlock Holmes, a escrever as histórias que, por sua vez, inspiraram as grandes bilheterias dos filmes Jurassic Park.

Em meio ao fantástico propício à ficção e à realidade que parece incrível, a Amazônia se constrói entre mistérios e descobertas. Se souber aproveitar bem as riquezas latentes e seus povos, criará mais utopias realizáveis e menos distopias assustadoras.

……………………………

As convenções

As principais definições do quadro partidário devem sair hoje nas convenções conjuntas do PDT/PSB e de outras legendas parceiras. Já se sabe que esta aliança tem a melhor coalizão para a Câmara dos Deputados entre as outras forças disputando o CPA e têm, seus dois candidatos ao Senado definidos, que são Jesualdo Pires (PSB) e Carlos Magno (PP).

Vice da capital

A chapa encabeçada pelo senador Acir Gurgacz para disputar o governo estadual terá vice da capital, conforme as articulações vigentes, mas o cargo pode ser definido até meados de agosto em caso de adiamento na convenção. A configuração desta coalizão vem muito reforçada da região central, com os candidatos ao Senado, de Ouro Preto e Ji-Paraná.

A revitalização

Oportunos os esforços das entidades representativas do comércio de Porto Velho no sentido de revitalizar a região portuária do Cai N’Agua, infestada de cracolândias e da prostituição. Desde a enchente histórica o comércio da região – e do centro histórico – esta caindo pelas tabelas. O chororô é grande agravado pela crise que se arrasta desde a pós usinas.

Sem Sobrinho

O PT vai às urnas em outubro sem a sua grande estrela no estado, que é o ex-prefeito Roberto Sobrinho que foi derrotado nas últimas duas eleições que participou – a Câmara dos Deputados e a prefeitura da capital – mesmo saindo na ponteira. Sangrando, Sobrinho acabou despencando nas duas pelejas, mas continua forte na capital para ajudar seu partido.

Na fragmentação

È na fragmentação dos votos ao Senado – são quase 20 postulantes – que o PT aposta na eleição da ex-senadora Fátima Cleide. Além deste fator, os petistas têm Lula como cabo eleitoral e a legenda estima que terá em torno de 15 a 20 por cento dos votos no estado, o que pode garantir uma cadeira a petista. As contas estão certas, mas falta combinar com os russos…

 







Veja também em Artigos


O caldeirão de Brasília + Mesa de negociações + Melhor ano de Hildon + Redução salarial
Antes mesmo de assumir, o ministro Paulo Guedes estava disposto a pôr abaixo a Zona Franca de Manaus...


O Dia da Caça + Nossos prefeitos + A desmoralização do PSL + As conversações políticas
Se não fosse por um acidente em que fraturou o quadril, poucos saberiam que o então rei Juan Carlos I da Espanha gostava de caçar elefantes em Botsuana,.....


Empreendedores têm receita para fazer estado e país crescerem + Aliança: quem vai mandar em Rondônia? + Custo da energia: Sebrae entra na briga
MAIS VALORIZAÇÃO, MENOS BUROCRACIA: EMPREENDEDORES TÊM RECEITA PARA FAZER ESTADO E PAÍS CRESCEREM ...


Projeto Amazônia+21 + Parada difícil para Laerte Gomes + Hildon e seu jogo de estratégia
Brasília, 30 de outubro, Confederação Nacional da Indústria (CNI), abertura do projeto Amazônia+21...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News