Rondônia, - 01:15

 

Você está no caderno - INTERNACIONAL
Internacional
Tribunal da Espanha bloqueia nova moção de independência da Catalunha
Publicado Terça-Feira, 17 de Julho de 2018, às 17:39 | Fonte Revista Exame 0

 
 

Catalunha: região declarou independência unilateralmente em outubro, na sequência de um referendo (Javier Barbancho/Reuters)

 

Madri – O Tribunal Constitucional da Espanha comunicou nesta terça-feira que bloqueou uma moção aprovada pelo Parlamento da Catalunha visando retomar as medidas para declarar a independência da rica região do nordeste do país.

A suspensão formal da corte à moção secessionista aprovada no dia 5 de julho pela assembleia catalã em Barcelona veio na esteira de uma apelação apresentada pelo governo central espanhol em Madri contra a medida.

O Parlamento catalão pode apelar da decisão do Tribunal Constitucional nos próximos 20 dias. Tanto a corte máxima quando o governo espanhol disseram que a Catalunha não pode realizar um referendo sobre a independência sem violar a Constituição da Espanha.

Na semana passada o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, acertou iniciativas conjuntas com o líder catalão, Quim Torra, mas voltou a descartar qualquer manobra para uma separação regional.

A Catalunha declarou independência unilateralmente em outubro, na sequência de um referendo, levando o então premiê Mariano Rajoy a impor o controle direto de Madri e a convocar uma eleição regional – na qual partidos separatistas voltaram a conquistar uma maioria parlamentar.

Como resultado, Torra disse que a busca catalã pela separação continuará no novo governo.

Sánchez, embora contrário à independência catalã, adotou uma abordagem mais branda para o problema do que Rajoy, privilegiando o diálogo e a remoção dos controles financeiros da Catalunha.

 









ADS NEWS 5

Veja também em INTERNACIONAL


Tribunal reduz responsabilidade das forças holandesas em Srebrenica para 10%. “Tinham poucas hipóteses” de evitar massacre
Supremo Tribunal holandês considerou que as forças holandesas só tinham 10% de hipóteses de salvar os 350 homens muçulmanos que estavam escondidos num armazém da ONU ...


Coreia do Sul acusa Japão de violar lei internacional
Governo japonês restringiu exportações de tecnologia ...


Irã nega que EUA tenham destruído drone no Estreito de Ormuz
O Irã negou nesta sexta-feira a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que um navio de guerra americano destruiu um drone iraniano próximo ao......


Grupo de trabalho parlamentar sobre Acordo Ortográfico termina sem consenso
No âmbito da CPLP, acordo ortográfico de 1990 está em vigor em Portugal, no Brasil, em São Tomé e Príncipe e em Cabo Verde, enquanto Timor-Leste e Guiné-Bissau apenas o ratificaram, sem implementar....

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News