Rondônia, - 18:58

 

Você está no caderno - Economia
Economia
4ª rodada do pré-sal tem número recorde de empresas interessadas, diz ANP
Publicado Quarta-Feira, 25 de Abril de 2018, às 05:41 | Fonte Revista Exame 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=347415&codDep=20" data-text="4ª rodada do pré-sal tem número recorde de empresas interessadas, diz ANP

  
 
 

Pré-sal: pela lei, a Petrobras tem direito de preferência em leilões de áreas do pré-sal (Antonio Scorza/Getty Images)

 

Rio de Janeiro – O quarto leilão de blocos exploratórios de óleo e gás no pré-sal, sob regime de partilha de produção, em junho, recebeu pedidos de inscrição de 16 empresas, informou em nota nesta terça-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os pedidos de inscrição dessas empresas, que segundo a agência reguladora atingiram um número recorde para rodadas nesse regime, ainda precisam ser analisados pela Comissão Especial de Licitação (CEL).

Normalmente, após a aprovação pela CEL, os nomes das companhias inscritas são publicados ao mercado.

O número de manifestação de interesse na licitação prevista para 7 de junho supera o registrado na terceira rodada (15 empresas) e na segunda (10), realizadas no ano passado, informou a ANP. Essas licitações atraíram companhias como a Exxon Mobil e a Shell, entre outras petroleiras gigantes.

A quarta rodada do pré-sal ofertará as áreas de Itaimbezinho e Dois Irmãos, na Bacia de Campos, e Uirapuru e Três Marias, na Bacia de Santos.

Nas licitações sob o regime de partilha da produção, as empresas vencedoras são as que oferecem ao Estado brasileiro, a partir de um percentual mínimo fixado no edital, a maior parcela de petróleo e gás natural produzido.

Os bônus de assinatura da rodada, também determinados no edital, são fixos e somam 3,2 bilhões de reais, sendo o maior deles, de 2,65 bilhões, foi fixado para a área Uirapuru.

Pela lei, a Petrobras tem direito de preferência em leilões de áreas do pré-sal.

A empresa informou anteriormente que manifestou interesse ao governo federal de exercer direito de preferência nas áreas Dois Irmãos, Três Marias e Uirapuru, o que poderá resultar no pagamento de ao menos 945 milhões de reais, caso confirme a participação mínima nas áreas, de 30 por cento.

O governo estabeleceu para o leilão percentual mínimo do excedente em óleo da União, no período de vigência do contrato, em 22,18 por cento para Uirapuru; 16,43 por cento para Dois Irmãos; 8,32 por cento para Três Marias; e 7,07 por cento para Itaimbezinho.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Economia


Brasil passa a ter livre-comércio de carros com México
antes, a troca previa cotas isentas de imposto. Anfavea vê problemas para a produção brasileira. ...


Governo Bolsonaro: Bolsa chega aos 100 mil pontos pela primeira vez
Recorde histórico foi registrado à tarde, mas índice recua e encerra 7 milésimos abaixo da marca. Valorização no ano chega a 13,78%....


BNDES terá de devolver R$ 126 bi, diz secretário
A avaliação foi feita ontem ao Estado pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior. ...


PIB: Brasil cresceu 1,1% em 2018, diz IBGE
Destaque é o setor de serviços, que teve alta de 1,3%...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News