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Tocantins participa do 1° Encontro Formativo do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Curricular Comum

Publicado em: 27/03/2018 - 12:00
Tocantins participa do 1° Encontro Formativo do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Curricular Comum

 

Cerca de 30 servidores da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) participam, em Brasília (DF), de 26 a 28 de março, do 1° Encontro Formativo do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) – da educação infantil e do ensino fundamental. O objetivo do evento, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), é orientar equipes técnicas e de gestão das unidades federativas na elaboração e na revisão da proposta curricular alinhada à BNCC.

A BNCC será referência comum obrigatória na organização dos currículos escolares, visando promover maior equidade e qualidade do ensino no País. Além da elaboração dos currículos, também estão entre as demandas consideradas prioritárias pelo MEC, em relação ao processo de implementação da BNCC, a adequação dos materiais didáticos, da formação de professores, além do monitoramento e das avaliações.

No encontro, que conta também com representação da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO), serão realizadas oficinas para a discussão sobre o currículo da educação infantil e do ensino fundamental. Os grupos de trabalho serão divididos por componentes curriculares: linguagens; matemática; ciências humanas; ciências da natureza; ensino religioso; e educação infantil.

Segundo a coordenadora do ensino fundamental e da educação infantil da BNCC no Tocantins, Maria Rita Labanca, o processo no Estado está em fase de estudos e preparação para reestruturação, “adequando o currículo das escolas tocantinenses ao que foi proposto pela Base. Neste encontro, esperamos discutir e nivelar, com os demais estados, como será a construção desse currículo. A construção será conjunta: MEC, estados e municípios”, relatou.

Base

A BNCC é um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas públicas e privadas de ensino de todo o Brasil, trazendo os conhecimentos essenciais, as competências e as aprendizagens pretendidas para crianças e jovens em cada etapa da educação básica. O objetivo é promover maior igualdade e qualidade do ensino no país, por meio de uma referência comum obrigatória.

O documento foi construído ao longo de mais de três anos, sob a coordenação do Ministério da Educação, com a colaboração de milhares de educadores, especialistas e acadêmicos de todas as regiões brasileiras. Os ajustes mais recentes feitos à Base trouxeram avanços expressivos em áreas como tecnologia e língua portuguesa.

 

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

 

 

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