Rondônia, - 05:41

 

Você está no caderno - Porto Velho - Prefeitura Notícias
SAÚDE
Semusa realiza mutirão de saúde da mulher em Calama
Uma equipe composta pelos enfermeiros Marcuce Antônio, que também é diretor do Departamento de Atenção Básica, da Semusa; Elileide Frós, coordenadora de saúde da mulher e Drucila de Sá, além do técnico da atenção básica, Juarez do Nascimento estiveram no último fim de semana no distrito de Calama, baixo madeira, para realizar atendimentos voltados à saúde da mulher.
Publicado Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2018, às 18:43 | Fonte Semusa 0

  
 
 

 

Uma equipe composta pelos enfermeiros Marcuce Antônio, que também é diretor do Departamento de Atenção Básica, da Semusa; Elileide Frós, coordenadora de saúde da mulher e Drucila de Sá, além do técnico da atenção básica, Juarez do Nascimento estiveram no último fim de semana no distrito de Calama, baixo madeira, para realizar atendimentos voltados à saúde da mulher.

Além das moradoras de Calama, também foram atendidas mulheres da comunidade de Demarcação. Durante os dias que antecederam a visita, os agentes comunitários que compõe as equipes de saúde da família fizeram os agendamentos. Foram realizados 74 exames de preventivo papanicolau. Os exames foram trazidos para Porto Velho e encaminhados ao laboratório do Centro de Referência em Saúde da Mulher. O resultado será encaminhado para o gerente da unidade em 40 dias.

Na ocasião, Marcuce Antônio, realizou uma palestra para as mulheres alertando sobre a importância dos exames preventivos de rotina para detectar precocemente tanto o câncer de mama como de útero, ampliando com isso a possibilidade de um diagnóstico precoce e início rápido do tratamento, aumentando as chances de cura.

O exame deve ser realizado anualmente pelas mulheres de 25 a 64 anos. O câncer de colo de útero, de acordo com a Coordenação de Saúde da Mulher, é a terceira causa de mortalidade feminina em Porto Velho.

“Nós desenvolvemos essa ação depois de um levantamento em que identificamos uma demanda de mulheres que não realizam o preventivo em Calama. É muito importante que elas tenham informação, o que facilita a adesão ao exame”, disse Marcuce Antônio.

Durante a visita também foi realizada uma reunião técnica para levantamento das principais necessidades a serem supridas de infraestrutura e atendimento e foi entregue ao gerente da unidade um kit para atendimento de urgência e emergência.

O próximo distrito a receber o mutirão de ações para saúde da mulher será o de Nova Califórnia. Os agendamentos serão feitos com o apoio das equipes de saúde da família na região.

 

 

Fonte: Semusa

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Porto Velho - Prefeitura Notícias


Prefeitura de Porto Velho quer certificar farinha produzida no Município
Com o objetivo de verificar o potencial agrícola na área rural, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria da Agricultura (Semagric), vem fazendo visitas a diversas localidades do Município....


O festival acontece neste domingo (8) no balneário Taboca
A quinta etapa do Festival Rota das Àguas, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, acontece neste domingo (8), no balneário Taboca, localizado no Km 22 da BR-364, sentido Acre....


Prefeitura e TJ realizam seminário para discutir nova legislação de regularização fundiária
O evento, que contará com a participação de técnicos do Ministério das Cidades, visa a sistematização e alinhamento das ações...


Prefeitura inicia Campanha de Combate à Hanseníase nas escolas na quarta-feira
Nesta quarta-feira,04, às 9 horas, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semusa), fará a abertura da Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Verminoses, na Escola Municipal Senador Darci Ribeiro, na Avenida Jos...

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News