Rondônia, - 13:16

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
REDUÇÃO DE GASTOS
Suely Campos cria comitê para monitorar o ajuste fiscal do governo
Publicado Quarta-Feira, 7 de Fevereiro de 2018, às 05:11 | Fonte Governo de Roraima 0

 
 

WESLEY OLIVEIRA Fotos: Neto Figueredo

 

Para enfrentar os efeitos da crise econômica que afeta o país e garantir o funcionamento das ações prioritárias do Poder Executivo, a governadora Suely Campos instituiu por meio de decreto o Comitê de Gestão Integrada (CGI), um colegiado de secretários subordinado diretamente a ela, com a atribuição de orientar todas as ações do governo, com foco na economia e na otimização dos gastos públicos.

“Essa medida nada mais é que uma ferramenta de gestão para dar continuidade ao ajuste fiscal. O nosso grande objetivo é equilibrar as receitas e as despesas a fim de que ao longo do ano haja um controle do déficit financeiro e orçamentário, sem que isso prejudique as ações prioritárias do governo”, explicou Suely Campos.

O decreto que instituiu o comitê, de nº 24.772, foi publicado no Diário Oficial do Estado que circulou no último dia 2. O CGI é composto pelos titulares de nove secretarias e pelo presidente de uma empresa da administração indireta, tendo como presidente o chefe da Casa Civil, Frederico Linhares.

A primeira reunião ordinária do grupo ocorreu na manhã desta terça-feira, 5, no Palácio Senador Hélio Campos. A pauta foi o contingenciamento do orçamento do Executivo, que será feito por decreto nos próximos dias.

Pelos próximos trinta dias, o comitê se reunirá diariamente. A prioridade, conforme Linhares, é reorientar todos os gastos e investimentos de todo o governo para melhorar a oferta dos serviços públicos, com economia.

“A partir de agora, a execução de todas as ações do governo, seja da administração direta ou indireta, vai passar pelo crivo desse comitê. A ideia não é burocratizar, mas melhorar a gestão unificando contratos, procedimentos para que os processos caminhem com celeridade. Nós vamos focar principalmente no cumprimento de metas e cobrar aquilo que é mais importante. A limitação de recursos impõe uma utilização equilibrada do erário”, explicou.

Conforme o presidente do CGI, a governadora conferiu autonomia ao comitê para cobrar as metas de todo o secretariado. “Estamos montando uma sala de situação para ampliar o monitoramento diário das ações do governo pela chefe do Executivo. Com isso, vamos aumentar a capacidade de produzir resultado a quem realmente interessa: o cidadão”, disse Frederico Linhares.

MEMBROS – Integram o CGI como membros titulares os secretários Casa Civil, Secretaria do Gabinete Institucional (SEGABI), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Controladoria Geral do Estado, Procuradoria Geral do Estado, Comissão Permanente de Licitação (CPL), Secretaria de Comunicação Social e Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes). Representando a administração direta, tem assento no comitê o presidente da Companhia de Água e Esgoto de Roraima. Os adjuntos de todas essas pastas são membros suplentes do CGI.

 







Veja também em Notícias da Região Norte


No Dia Mundial do Artesão, categoria celebra conquistas no setor
“Prosperidade e realização”....


Dia Mundial do Autismo é comemorado com festa no Centro Raimundo Nonato
O Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, realizou nesta segunda-feira, 2, a Páscoa Azul, festa em comemoração ao Dia Mundial do Autismo, destinada a alunos atendidos pela instituição, servidores e familiares....


Homicídios têm redução de 31,8% em março no Acre
Os casos de homicídios em todo o estado registraram queda de 31,8%. ...


Depasa emite nota sobre o abastecimento na Cidade do Povo
...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News