Rondônia, - 12:12

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
Formação
Escola Técnica do SUS completa 12 anos de atividades no Pará
Publicado Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018, às 11:08 | Fonte Governo do Pará 0

 
 

A Etsus-PA completa 12 anos de história e trabalho por meio de capacitações aos profissionais de saúde do estado

 

A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Dr. Manuel Ayres (Etsus-PA), vinculada a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), completa nesta quinta-feira (25), 12 anos de história e trabalho por meio de capacitações aos profissionais de saúde do estado. Ao todo, 29.410 alunos se formaram/qualificaram pela escola.  

Segundo o diretor Raimundo Sena, entre 2011 e 2017, 26 cursos foram ofertados, entre eles: qualificação para agente comunitário de saúde, qualificação para agente de combate às endemias, técnico em citopatologia, técnico em hemoterapia, técnico em vigilância em saúde, entre outros.

“A qualificação profissional é feita por meio de formação técnica de nível médio, contemplando, prioritariamente, os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com os princípios e as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde”, explicou o diretor.

Para 2018, a Etsus-PA vai implantar, em parceria com o Ministério da Saúde, o Projeto “Itinerários do Saber”, que abrange os cursos de Acolhimento em Saúde, Segurança do Paciente, assim como ofertará o curso de especialização técnica de nível médio em Terapia Renal Substitutiva.

A Etsus possui ações pautadas para efetivação do SUS, considerando os pressupostos da Educação Permanente e da integração ensino-serviço, prioritários em seus processos formativos. “Enquanto instituição formadora, sua relevância para a educação e saúde, consiste no fortalecimento das políticas públicas, com estratégias de efetivação de práticas de saúde, que reafirmam e expressam a potência do SUS”, detalhou Sena.

Serviço: A Escola fica localizada na rua Cônego Jerônimo Pimentel, 207 - Umarizal, Belém.

Por Carla Fischer

 









Veja também em Notícias da Região Norte


Grupo Ostinatos apresenta ‘Modinhas brasileiras’ na Galeria do Largo
...


Titulação de terra quilombola no Pará é destaque na imprensa internacional
A importância de se reconhecer terras quilombolas e dar a população que reside nesses locais o título de sua terra foi notícia, nesta segunda-feira (5), no Jornal inglês The Gardian. ...


Tocantins participa do 1° Encontro Formativo do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Curricular Comum
Cerca de 30 servidores da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) participam, em Brasília (DF), de 26 a 28 de março, do 1° Encontro Formativo do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) - da ...


Grupo de venezuelanos deixa Boa Vista e vai para o Rio Grande do Sul
Mais de 200 venezuelanos deixaram Boa Vista (RR) hoje (12) com destino a Canoas, no Rio Grande do Sul....

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News