Rondônia, - 18:31

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
Notícias da Região Norte
Participação da Seinfra em congresso do TCE-AM é bem recebida pelo público
Publicado Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017, às 11:40 | Fonte Governo do Amazonas 0

 
 

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEINFRA

 

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) participa do 3° Congresso Amazônico de Gestores Públicos, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio da Escola de Contas Públicas do Amazonas, com a exposição de suas principais obras na capital e no interior, bem como das etapas necessárias para o início dessas obras, entre elas os levantamentos arqueológicos feitos com o objetivo de preservar a história e a cultura dos nossos ancestrais.

 

O evento, que teve início na terça-feira (12/12) e se encerra nesta quarta (13/12), tem como tema “Gestão pública e governança inovadora”. A Seinfra se faz presente com a exposição do pacote de obras que vem construindo, principalmente nas áreas de infraestrutura, educação e segurança, tanto na capital quanto no interior.

 

Os trabalhos da secretaria foram apresentados ao público por meio de banners, folders e em uma exposição de peças arqueológicas colhidas nos sítios localizados nas áreas de influência das obras em andamento ou já concluídas.

 

A exposição arqueológica é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), que  disponibilizou as peças arqueológicas e os profissionais que, no local, prestaram esclarecimentos ao público.

 

Flávia Fernandes, arqueóloga estagiária do Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça de Souza (SEC) mostrou-se satisfeita com a iniciativa de apresentar essa faceta do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado em suas obras. “É muito importante nós apresentarmos o trabalho arqueológico realizado no período inicial das grandes obras do estado, para mostrarmos que a nossa história antecede o período colonial”, ponderou ela ao apresentar peças dos períodos pré e pós-colonial.

 

“É muito importante trazer esse conhecimento para o público, de que nós fazemos esses levantamentos nas grandes obras do estado e que, por meio deles, realizamos descobertas interessantes sobre a nossa história”, avaliou Samuel Lucena, arqueólogo voluntário do Laboratório de Arqueologia da SEC. Ambos também são integrantes do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Arqueológicas da Bacia Amazônica (Nipaam), coordenado pela arqueóloga Tatiana Santos, que também gerencia o laboratório de arqueologia da SEC.

 

Embora a busca por informações sobre as obras em andamento na capital e no interior tenha ocupado bastante o tempo dos atendentes do stand da Seinfra, a exposição das peças arqueológicas fez a diferença. Prova disso foi a presença contínua de participantes do congresso querendo saber que peças eram, onde foram encontradas e de que período era cada uma delas.

 

O servidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Carlos Oliveira, ficou maravilhado ao descobrir, por meio da exposição, que os índios da nossa região também tinham o costume de cremar seus mortos. Para ele, o único costume dos indígenas da Amazônia era enterrar seus mortos, sentados ou em pé, em urnas funerárias.

 

O 3° Congresso Amazônico de Gestores Públicos, promovido pelo TCE em sua sede situada na avenida Efigênio Sales, no Aleixo, termina nesta quinta-feira, às 18h.

 







Veja também em Notícias da Região Norte


Governo do Amazonas incentiva empreendedorismo no Prosamim
O Clube de Mães do Residencial Mestre Chico I e II participa das oficinas de Páscoa organizada pela equipe do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). ...


Ordem da Estrela do Acre é entregue a magistrados pelo governador Tião Viana
...


Planetário celebrará Dia da Astronomia com programação
Em 8 de abril comemora-se o Dia Mundial da Astronomia, a ciência que estuda o universo e todos os seus corpos celestes como: planetas, cometas, estrelas e galáxias....


Polícia Militar realiza ação de saúde em Rio Preto da Eva
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou uma ação social voltada para o efetivo 3ª Companhia Independente do Rio Preto da Eva, município localizado a 57 quilômetros de distância de Manaus em linha reta, na última quarta-feira (28/02). ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News