Ariquemes / RO - quinta-feira, 28 de março de 2024
(69) 99929-2272

CORRIDA AO SENADO: CASSOL NÃO É TÃO FORTE ASSIM E RAUPP PRECISA SE CUIDAR PARA NÃO PERDE A VAGA

Publicado em: 30/07/2012 - 12:00
CORRIDA AO SENADO: CASSOL NÃO É TÃO FORTE ASSIM E RAUPP PRECISA SE CUIDAR PARA NÃO PERDE A VAGA

Disputa complicada

A primeira sondagem tratando da disputa ao Senado no ano que vem, revela que Ivo Cassol (25,5 de intenções de votos) não é tão forte assim como se pensava, que Valdir Raupp (24,5) precisa se cuidar para não virar uma nova versão do descuidado Amir Lando e que Fátima Cleide (17,4) é mais forte do que os adversários desejavam. O cassado Expedito parou em 10,3. A pesquisa é do IRPE, de Vilhena, atingindo 15 municípios.



Clara vantagem

Mas qualquer pesquisa que atinja os pequenos e médios municípios – que faltaram nesta primeira rodada do instituto vilhenense – vai exibir uma vantagem ampliada do governador Ivo Cassol sobre os adversários. Outra coisa: se o ex-governador José Bianco entrar na parada, muda tudo esse quadro e é uma possibilidade que os institutos de opinião também deviam levar em conta.



Tudo acertado

Tudo já esta sendo feito na base aliada levando em conta a cassação do governador Ivo Cassol neste segundo semestre. Confirmando-se o pior, haverá a eleição do novo governador pela Assembléia Legislativa. Existe um consenso na base aliada de que o presidente do Poder Legislativo Neodi Carlos (PSDC-Machadinho) seja seu substituto.



Referendado pelo voto

Mas, se para substituir Cassol, tudo esta se firmando em torno de Neodi, ocorrem trairagens na disputa para o cargo de presidente da ALE. Depois de tudo conversado, para que o vice-presidente Miguel Sena (PV-Guajará Mirim) ascenda ao cargo, descobriu-se uma lei que derruba a hierarquia do vice assumir e sendo assim, haverá uma eleição única e exclusivamente para o cargo de presidente.



Turbulência na base

A possibilidade de dar uma rasteira no deputado Miguel Sena, que tem o direito de assumir o cargo, por ser vice, motiva inconfidências de alguns parlamentares neste final de recesso no Poder Legislativo. Os deputados José Amauri (PMDB-Jaru) e Daniela Amorim (PTB-Ariquemes) conspiram contra Miguel Sena, numa traíragem explícita dentro da base aliada.


Nas convenções

Tudo indica que a disputa pela indicação de um nome próprio ao governo do estado passará por um confronto nas convenções estaduais do PMDB do ano que vem. De um lado, o prefeito de Ariquemes Confúcio Moura, postulando a indicação, de outro, sob a liderança do casal Raupp, aqueles que querem aliança com o PT, indicando para vice do petista Roberto Sobrinho, a ex-prefeita de Cacoal Sueli Aragão.



Maioria dos convencionais

Duas coisas conspiram contra as articulações do casal Raupp em fazer acordo político a luz de suas conveniências. Confúcio já conta com apoio dos grupos políticos dos Muletas em Jaru e dos Donadons em Vilhena. Com isso pode atingir maioria no diretório estadual do PMDB e se segurar na disputa da indicação.


Valverde é o cara

Outro empecilho na busca da aliança entre PT/PMDB que visa dar a prefeitura de Porto Velho ao vice Emerson “Aquárius” Castro, é o fato do deputado federal Eduardo Valverde contar com maioria dos convencionais petistas. Em qualquer eleição no Diretório Estadual, seja com quem for, ele leva a indicação para a disputa do Palácio Presidente Vargas.



Acordo petista

Nos bastidores, comenta-se que se a senadora Fátima Cleide assumir o governo, com a cassação do governador Ivo Cassol, ela terá a primazia de disputar a “reeleição”. Sabe-se ainda, que o Diretório Regional do PT não aceita que Sobrinho entre na disputa ao governo, cedendo seu cargo para o PMDB. Embolou tudo…

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::