Ariquemes / RO - domingo, 19 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Violações de direitos humanos na Venezuela constituem crimes contra a humanidade

Publicado em: 17/09/2020 - 12:00
Violações de direitos humanos na Venezuela constituem crimes contra a humanidade

O padrão seguido pelas violações de direitos humanos e crimes registados na Venezuela desde 2014 correspondem a crimes de guerra, afirma o relatório apresentado esta quarta-feira pela Missão Internacional de Investigação, à qual a ONU encarregou investigar o sucedido no país.

Os crimes identificados "foram altamente coordenados conforme políticas de Estado e como parte de um tipo de conduta generalizada e sistemática, pelo que chegam a ser crimes de guerra", concluíram os investigadores que integram a Missão de caráter independente.

Os crimes identificados vão desde execuções extrajudiciais, desaparecimentos forçados, detenções arbitrárias e tortura, numa série de 223 casos que a Missão conseguiu investigar e documentar em pormenor, apesar de o Governo venezuelano se ter recusado a permitir a entrada dos seus membros no país.

Estes casos são relatados num relatório de 411 páginas preparado pela Missão, que reviu um total de 2.891 casos a fim de corroborar o padrão destes crimes na Venezuela, que, "longe de estarem isolados, foram coordenados e cometidos conforme políticas estatais".

Tudo isto aconteceu com o conhecimento ou apoio direto de comandantes ou altos funcionários, afirma a Missão.

Desde 2014 que a população civil em geral tem sido vítima de tais ações, o que, somado ao seu caráter sistemático, acumula as razões para considerar que se tratam de crimes contra a humanidade.

A presidente da Missão, Marta Valiñas, pediu para que o Estado venezuelano investigue estas violações, persiga os responsáveis, os sancione e faça justiça às vítimas, que há vários anos esperam que as instituições nacionais atuem.

Caso isto não aconteça, pediu que a comunidade internacional considere iniciar ações legais contra os responsáveis identificados no relatório e que o procurador do Tribunal Penal Internacional considere tomar medidas a este respeito.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::