Ariquemes / RO - domingo, 19 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Trump reconhece derrota nas eleições e condena invasão do Capitólio

Publicado em: 08/01/2021 - 12:00
Trump reconhece derrota nas eleições e condena invasão do Capitólio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu pela primeira vez explicitamente a sua derrota nas eleições de novembro e também condenou o ataque ao Capitólio, afirmando que os seus apoiantes radicais que cometeram crimes "vão pagar por isso".

Num vídeo partilhado no Twitter, Trump finalmente entregou a mensagem eleitoral que metade do país estava à espera de ouvir há dois meses, e a condenação do ataque de quarta-feira que o Congresso exigia há mais de 24 horas.

"O Congresso certificou o resultado (da eleição). Um novo governo vai chegar ao poder a 20 de janeiro. Agora vou-me concentrar em garantir uma transição de poder suave, ordeira e pacífica", declarou.

"Este momento exige cura e reconciliação", acrescentou Trump, um dia depois de incitar milhares dos seus apoiantes a marcharem até ao Capitólio para tentar influenciar o processo de ratificação do resultado das eleições.

A mensagem do ainda presidente americano foi dada apenas dois meses depois de grandes meios de comunicação terem projetado a vitória do democrata Joe Biden nas eleições e depois de uma campanha sem precedentes para semear desconfiança em relação ao resultado, que rotulou como fraudulento.

Trump já se tinha comprometido a garantir uma "transição ordeira" no início da manhã de quinta-feira num comunicado depois do Congresso ter recuperado da invasão e ratificado a vitória de Biden, mas no seu vídeo foi mais explícito ao admitir que terá que deixar a Casa Branca dentro de duas semanas.

"ATAQUE ATROZ"

O presidente americano começou o vídeo a falar sobre o "ataque atroz ao Capitólio dos EUA", e disse estar "indignado com a violência, a ilegalidade e o caos".

"Os manifestantes que se infiltraram no Capitólio profanaram a sede da democracia. Para aqueles que se envolveram em atos de violência e destruição: vocês não representam o nosso país. E para aqueles que infringiram a lei: vão pagarão por isso", afirmou.

O discurso de Trump contrastou fortemente com aquele que fez enquanto os seus apoiantes vandalizavam o Capitólio, quando demorou mais de duas horas para pedir que deixassem o Congresso, dizendo ainda: "Nós amamos-vos, vão para casa".

Trump também justificou a violência numa mensagem no Twitter na quarta-feira, o que levou a uma suspensão de 12 horas da sua conta na rede social, que não voltou a usar até ao vídeo da trégua.

O presidente em últimos dias de mandato apelou em prol de "restaurar a calma" no país, embora tenha defendido a sua cruzada contra o resultado eleitoral que inflamou as tensões no país, dizendo: "O meu único objetivo era garantir a integridade do voto, eu estava a lutar para defender a democracia americana".

"A todos os meus maravilhosos apoiantes: sei que estão dececionados, mas também quero que saibam que o nosso incrível caminho acabou de começar", concluiu.

Trump divulgou o seu vídeo após vários dos seus conselheiros da Casa Branca se demitirem, como a secretária de Transportes, Elaine Chao, e de líderes democratas do Congresso pedirem a sua destituição.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::