Ariquemes / RO - domingo, 19 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Partidos italianos pedem a Conte que explique crise no Parlamento

Publicado em: 14/01/2021 - 12:00
Partidos italianos pedem a Conte que explique crise no Parlamento

Todos os partidos políticos italianos, incluindo os da oposição, pediram esta quinta-feira ao primeiro-ministro, Giuseppe Conte, para ir ao parlamento explicar a situação vivida no país após o líder do Itália Viva, Matteo Renzi, ter forçado a demissão das duas ministras do seu partido, abrindo uma crise governamental.

"Pedimos que se convoque uma conferência de porta-vozes parlamentares e estamos certos de que o primeiro-ministro Conte cumprirá com todas as práticas, incluindo a sua presença nas Câmaras", disse o porta-voz do Partido Democrata no parlamento, Graziano Delrio.

Um pedido que também foi partilhado pelos partidos governamentais, o Livres e Eguais e o Movimento 5 Estrelas.

Os partidos da direita, a Liga, Irmãos de Itália e Forza Itália, já apresentaram o seu pedido a Conte na quarta.

O presidente do parlamento, Roberto Fico, disse que em breve vai transmitir a Conte o pedido de comparência feito por todos os partidos.

Renzi mostrou esta quarta-feira animosidade com Conte, atacando-o com dureza pela sua gestão da pandemia e pelo seu programa de utilização dos fundos europeus do Plano de Recuperação.

Mas acrescentou que estava disposto a permanecer na maioria, "se nos quiserem", e que estarão até "dispostos a votar sobre as medidas anti-covid, a variação orçamental e o decreto sobre a ajuda aos sectores afetados pelos encerramentos".

Este movimento à beira da ambiguidade significa que Conte pode agora adotar várias formas diferentes de sair desta crise.

Uma delas é, antes de apresentar a sua demissão ao Presidente da República, Sergio Mattarella, ir ao Parlamento informar sobre a crise e aí estudar se existe margem para uma nova maioria.

Segundo alguns meios de comunicação, Conte poderá ter um grupo de deputados, os chamados "responsáveis", que geralmente pertencem à área centrista e ao grupo misto, que se poderão juntar a uma maioria.

Outra opção é Conte ir diretamente ao parlamento para pedir um voto de confiança e ver como o partido de Renzi e os outros partidos "responsáveis" se comportam.

Enquanto se espera o primeiro passo de Conte, uma das ministras demissionárias, Elena Bonetti, de Família e Igualdade, disse numa entrevista na emissora italiana Radio24 que a sua demissão foi para "criar espaço para abrir a mesa (de negociação)".

"A minha demissão é para criar espaço para finalmente abrir esta mesa para redesenhar o país, sempre adiado. Já não pode ser adiado, precisamente porque estamos numa crise, temos de agir, a questão não é Conte mas sim a resposta política", disse.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::