Ariquemes / RO - domingo, 19 de maio de 2024
(69) 99929-2272

OMS pede flexibilidade ”segura” na administração da vacina da Pfizer

Publicado em: 07/01/2021 - 12:00
OMS pede flexibilidade ”segura” na administração da vacina da Pfizer

O escritório europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu esta quinta-feira que haja uma flexibilidade "segura" na administração das duas doses da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19.

O diretor regional da OMS, Hans Kluge, referiu-se às recomendações emitidas esta semana pelo Grupo Assessor Estratégico de Especialistas (SAGE) para adiar a segunda dose por 21-28 dias, ou 42 em casos excecionais, de modo a que mais pessoas recebam a primeira.

"É importante que uma decisão destas represente um compromisso seguro entre a limitada capacidade de produção global atual e a obrigação dos governos de proteger o maior número de pessoas possível para reduzir a pressão sobre os sistemas de saúde de qualquer vaga subsequente", disse Kluge em conferência de imprensa.

Kluge ressaltou que a decisão do SAGE foi tomada com base em provas existentes da eficácia da vacina Pfizer-BioNTech, a primeira a receber luz verde da agência na luta contra a pandemia.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aconselhou na terça-feira a não adiar a segunda dose da vacina por mais de 42 dias, uma vez que as recomendações de dosagem especificam que as provas da sua eficácia se baseiam num estudo em que a administração foi realizada com 19 a 42 dias de diferença.

"Coletivamente, não nos podemos dar ao luxo de deixar qualquer país ou comunidade para trás", disse Kluge, que considerou "vital" que os trabalhadores de saúde e os grupos de risco tenham acesso prioritário à vacina.

MAIOR ESFORÇO CONTRA NOVAS VARIANTES

A OMS-Europa, que tem a sua sede em Copenhaga, incidiu também na importância de redobrar os esforços para controlar a nova mutação do vírus aparecida no Reino Unido devido à sua maior capacidade de transmissão, embora as provas apontem que não é mais severa e que as vacinas serão também eficazes.

Kluge pediu aos países que façam "tudo o possível" para reduzir a transmissão e aumentar o controlo para identificar novas variantes, mencionando a importância de investigar casos de transmissão muito rápidos e de severidade inesperada, aumentar a sequenciação das infeções e partilhar os dados para melhorar a compreensão das novas variantes.

"Sem um maior controlo para abrandar a sua propagação, será maior o impacto nuns hospitais já submetidos a stress e pressão", disse Kluge.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::