Ariquemes / RO - domingo, 19 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Investidores coordenados no Reddit provocam ‘terramoto’ em grandes fundos

Publicado em: 28/01/2021 - 12:00
Investidores coordenados no Reddit provocam ‘terramoto’ em grandes fundos

Wall Street vive um terramoto com epicentro nas ações de empresas como GameStop, AMC e BlackBerry, que eram vistas em tendência de queda por parte dos especialistas, mas que se tornaram na obsessão de um exército de investidores coordenados dentro do site Reddit, onde decidiram subir a cotação dos ativos, fazendo tremer grandes fundos de investimento que apostaram na sua descida e já perderam mais de 5.000 milhões de dólares.

Na 'subreddit', um dos vários subgrupos do site, "Wall Street Bets", autodescrito como "o 4chan encontrando um terminal da Bloomberg", diversos utilizadores encorajam-se há dias a comprar ações freneticamente sob o lema "só se vive uma vez". O objetivo é derrubar operações especulativas de hedge funds.

"Ao longo de 2020, muitos hedge funds aproveitaram a sua capacidade como entidade institucional para se posicionarem 'short' com grandes volumes de capital", explicou à Agência Efe o analista Darío García, da XTB, sobre este tipo de operação, que procura lucrar com a queda das ações.

Os mais de 3,5 milhões de utilizadores perceberam a quantidade de 'shorts' que fundos como Melvin Capital tinham em empresas como a loja de videojogos GameStop e a rede de cinemas AMC, e decidiram comprar as ações para subir a cotação de forma estratosférica para derrubar as operações.

A UNIÃO FAZ A FORÇA

Embora vários especialistas do mercado tenham criticado durante a semana os investidores inexperientes que causaram estes tremores inesperados em Wall Street, os "redditors" sabiam perfeitamente que estavam a causar uma 'short squeeze'.

Esse fenómeno ocorre quando quem está a vender, apostando na descida, precisa de comprar a ação a preço de mercado para aliviar o prejuízo, e o preço vai subindo.

As ações da GameStop chegaram a ser negociadas a 380 dólares cada nesta quarta-feira, um grande salto desde os 37 na semana passada. Uma ação da AMC chegou a ser cotada a 20, e estava a 3 cinco sessões atrás, liderando uma lista volátil que também inclui as fabricantes de telefone BlackBerry e Nokia, e as retalhistas Bed Bath & Beyond e Express.

"Parece que os investidores de retalho estão-se a rebelar contra os grandes hedge funds, que aproveitam o seu tamanho e capacidade institucional para se posicionar 'short', para colocá-los na corda bamba", opinou García.

"Não creio que nenhum destes seja necessariamente sinal de uma bolha, mas sim o poder das redes sociais e a facilidade do trade de retalho", acrescentou o analista Craig Erlam, da OANDA.

VINGANÇA DOS PERDEDORES

Também se envolveram no assunto algumas personalidades do mundo dos negócios muito ativos nas redes sociais, como o fundador da Tesla, Elon Musk, e o empresário e ex-executivo do Facebook Chamath Palihapitiya, este último revelando nesta quarta-feira que comprou opções da GameStop e doou o dinheiro obtido, cerca de 500 mil dólares.

Em entrevista à "CNBC", Palihapitiya disse ter passado horas a ler o fórum e concluiu que o fenómeno é uma "pancada no establishment" por jovens que na crise financeira de 2008 viram Wall Street correr demasiado riscos e ser "salvo", enquanto as suas famílias perderam casas e empregos.

O investidor Michael Burry, no qual se baseou o filme "The Big Short" e cujo fundo de investimento, Scion Capital, lucrou com a ascensão da GameStop, disse na terça-feira num tweet apagado em minutos que devia haver "repercussões legais e regulamentares" e que o movimento é "antinatural, louco e perigoso".

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse esta quarta-feira que a secretária do Tesouro, Janet Yellen, "está a acompanhar a situação", mas que a questão "é um bom lembrete de que o mercado de ações não é a única medida de saúde económica" e "não reflete como estão as famílias trabalhadoras e de classe média".

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::