Ariquemes / RO - domingo, 30 de junho de 2024
(69) 99929-2272

Pantanal em Chamas: Decreto de situação de emergência tem o prazo de 180 dias em cidades afetadas de MS

Publicado em: 27/06/2024 - 7:39
Pantanal em Chamas: Decreto de situação de emergência tem o prazo de 180 dias em cidades afetadas de MS

Campo Grande/MS – Para uma atuação mais célere e eficaz, o governador Eduardo Riedel declarou situação de emergência aos municípios do Estado afetados por incêndios florestais, sejam em parques, áreas de proteção e preservação nacionais, estaduais ou municipais, assim como em casos de propagação de fogo sem controle, ou em qualquer tipo de vegetação que possa acarretar queda na qualidade do ar.

O decreto publicado na última segunda-feira (24), no Diário Oficial do Estado, tem o prazo de 180 dias.

Neste período fica autorizado a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil do Estado, em ações que envolvem resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Em caso de risco iminente, os agentes poderão adentrar as casas para prestar socorro, determinar a evacuação e usar propriedade particular. Ficam dispensadas as realizações de licitação nos casos de emergência ou calamidade pública, quando caracterizada a urgência para não comprometer a continuidade dos trabalhos (públicos), em relação a obras, aquisição de equipamentos e serviços.

A situação de emergência foi decretada em função de vários fatores, entre eles o período de seca que Mato Grosso do Sul vem enfrentando, com estiagem prolongada em grande parte do território, o que acarretou aumento exponencial dos focos de calor.

Também os impactos das queimadas para agropecuária pantaneira, com prejuízos expressivos, tanto nas perdas econômicas, como na questão ambiental, em relação a vegetação, solo, fauna, bens materiais e segurança da vida humana.

O Governo do Mato Grosso do Sul está com várias frentes de atuação para combater os incêndios florestais no Estado, principalmente na região do Pantanal. Lá as equipes estão fazendo um trabalho coordenado e integrado pelo ar (aeronaves e helicópteros) e no solo, com bombeiros, brigadistas e a cooperação dos pantaneiros, para chegar aos locais com foco de incêndio e realizar o combate.

Este trabalho articulado tem o uso de tecnologia de ponta para identificar os focos (incêndios) e assim direcionar as equipes para combater os incêndios.

Todas as ações são coordenadas pela SCI (Sistema de Comando de Incidentes), que organiza e passa as orientações para atuação no campo e pelas aeronaves. Além de imagens de satélite, drones são usados para identificar os focos de incêndios.

Tereré News de Campo Grande/MS

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende

Veja ainda

Pantanal secou 61% antes das queimadas que destroem o bioma, revela pesquisa

Bioma foi o que mais perdeu superfície coberta por água nos últimos 40 anos, aponta Mapbiomas

Um estudo do MapBiomas lançado nesta quarta-feira (26) revelou que a área coberta por água no Brasil diminuiu 1,5% em 2023, na comparação com a média histórica calculada desde 1985.

O Pantanal sofreu redução drástica de sua superfície hídrica. O bioma foi o que mais secou proporcionalmente, com uma redução de 61% em relação à média histórica.

Uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, o Pantanal enfrenta queimadas severas em 2024. Foram 3.262 focos entre 1º de janeiro e 23 de junho, 22 vezes a quantia registrada no mesmo período de 2023.

“Em 2024, nós não tivemos o pico de cheia. O ano registra um pico de seca, que deve se estender até setembro. O Pantanal em extrema seca já enfrenta incêndios de difícil controle”, disse Eduardo Rosa, do MapBiomas.

Segundo a pesquisa, a superfície hídrica brasileira sofreu reduções mensais ao longo de todo o ano passado, incluindo a Amazônia e o Pampa. Em 2023, a área coberta por água correspondia a duas vezes o tamanho de Portugal.

Corpos hídricos naturais, como rios e lagos, eram 77% da superfície de água no país em 2023; outros 23% são antrópicos, como reservatórios, hidrelétricas, aquicultura e mineração.

Os dados apresentados pelo MapBiomas resultam de uma análise de imagens de satélite com a ajuda de inteligência artificial. Foram processadas mais de 150 mil imagens de satélite.

Brasil de Fato.

Tags:

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções



::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::