Ariquemes / RO - domingo, 19 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Embaixador do Brasil na Venezuela pede que governo venezuelano investigue assassinato de índios yanomamis

Publicado em: 30/08/2012 - 12:00
Embaixador do Brasil na Venezuela pede que governo venezuelano investigue assassinato de índios yanomamis

 Daniella Jinkings

Repórter da Agência Brasil

Brasília – O embaixador do Brasil na Venezuela, José Antonio Marcondes de Carvalho, encaminhou um pedido formal às autoridades daquele país para verificar o teor e a vericidade das noticias sobre o assassinato de índios yanomamis por garimpeiros brasileiros. De acordo com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia (Coiam), o massacre dos indígenas ocorreu em julho deste ano na fronteira do Brasil com a Venezuela.

O Coiam divulgou um documento baseado no relato de três indígenas que dizem ter sobrevivido ao massacre, pois estavam na floresta no momento do ataque. Os indígenas contam que garimpeiros cercaram a casa coletiva, dispararam contra eles e atearam fogo à casa. Segundo a coordenação, o número de mortos é incerto.

No documento, a Coiam solicita ao governo da Venezuela que realize uma investigação sobre o caso e adote medidas bilaterais com o Brasil para controlar e vigiar a entrada de garimpeiros no município de Alto Ocamo (Venezuela), local do suposto massacre.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, tanto a embaixada quanto o consulado brasileiro em Caracas estão trabalhando para apurar os fatos e saber o que ocorreu. Ainda não houve resposta por parte do governo venezuelano.

Edição: Fábio Massalli

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::