Ariquemes / RO - segunda-feira, 6 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Chefe da ONU incentiva criação de regras para ciberataques

Publicado em: 20/02/2018 - 12:00
Chefe da ONU incentiva criação de regras para ciberataques

 

Lisboa – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, fez um pedido nesta segunda-feira por regras globais que minimizem o impacto da guerra eletrônica sobre civis, já que ciberataques parecem ser o futuro das guerras.

Hackers no ano passado paralisaram empresas multinacionais, portos e serviços públicos em uma escala sem precedentes em todo o mundo, ressaltando o aumento da gravidade de um problema que muitos acreditam estar sendo patrocinado por Estados.

Na semana passada, o procurador especial dos Estados Unidos, Robert Mueller, indiciou 13 russos e três companhias russas acusados ​​de conspiração para interferir na eleição dos EUA de 2016 por meio de mídias sociais.

“Já existem episódios de guerra cibernética entre Estados. O que é pior é que não existe um esquema regulador para esse tipo de guerra, não está claro como a Convenção de Genebra ou o direito internacional humanitário se aplicam a ele”, disse Guterres em um pronunciamento na Universidade de Lisboa.

“Estou absolutamente convencido de que, de forma diferente das grandes batalhas do passado, que abriram com uma barragem de artilharia ou bombardeio aéreo, a próxima guerra começará com um ataque cibernético maciço para destruir a capacidade militar e paralisar a infra-estrutura básica, como as redes elétricas.”

Ele ofereceu as Nações Unidas como uma plataforma onde vários cientistas e figuras de governos poderiam se reunir e elaborar essas regras “para garantir um caráter mais humano” de qualquer conflito envolvendo tecnologia da informação e, mais amplamente, manter a internet como “um instrumento em serviço do bem”.

Um grupo de aliados da OTAN disse no ano passado que estava elaborando princípios de guerra cibernética para orientar seus militares sobre o que justifica a implantação de armas de ataque cibernético de forma mais ampla, com o objetivo de acordo no início de 2019.

Alguns aliados da OTAN acreditam que paralisar uma usina de energia inimiga através de um ataque cibernético pode ser mais eficaz do que ataques aéreos.

 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Agricultura - 2 horas atrás Rondônia e Costa do Marfim estreitam laços para intercâmbio em recursos animais e pescados Assinatura do Memorando de Entendimento, entre Rondônia e República da Costa do Marfim
2
Cidades-RO - 2 horas atrás Laerte Gomes confirma empenho de R$ 140 mil para Autarquia de Esporte, Cultura e Turismo de Pimenta Bueno Na última semana, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Laerte Gomes (PSD), confirmou o empenho de R$ 140 mil, recurso destinado por meio de emenda parlamentar de sua autoria.
3
Ação Parlamentar - 2 horas atrás Cláudia de Jesus enaltece o profissionalismo dos taquígrafos O trabalho dos taquígrafos atravessou séculos e ainda resiste até hoje apesar das novas tecnologias, traduzindo sons em sistemas de escrita abreviados, que surgiram na Roma antiga, por volta de 63 anos, antes de Cristo.
4
Ação Parlamentar - 2 horas atrás Pedro Fernandes destaca a entrega de ares-condicionados para escolas do Vale do Jamari O deputado tem acompanhado de perto o processo de entrega dos equipamentos, frisando a importância de um ambiente escolar mais confortável para o desenvolvimento educacional dos alunos.
5
Artigos - 4 horas atrás Um verdadeiro Lixo: Show de Madonna tem palavrão, nudez e insinuações de sexo; parte do evento foi pago com dinheiro público Na web, internautas utilizaram termos como “Sodoma e Gomorra” e “libertinagem” para comentar o show da cantora Madonna que aconteceu neste sábado (4) na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::