Ariquemes / RO - sábado, 18 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Beirute. Procuradoria-Geral do Líbano ouve responsáveis pela segurança

Publicado em: 10/08/2020 - 12:00
Beirute. Procuradoria-Geral do Líbano ouve responsáveis pela segurança

.

O procurador-geral libanês, Ghassan al Khoury, ouviu esta segunda-feira os responsáveis pelos sistemas de segurança do Estado no âmbito do processo sobre as explosões em Beirute que provocaram 158 mortos e mais de seis mil feridos.

Segundo a agência estatal de notícias ANN, Al Khoury já recolheu os testemunhos do diretor geral do Serviço de Segurança do Estado, o general Tony Saliba, que foi ouvido no Palácio da Justiça de Beirute.  Desde o dia da explosão, 4 de agosto, vários países, políticos e cidadãos libaneses pedem uma investigação internacional sobre os acontecimentos.

As 2.750 toneladas de nitrato de amónio que aparentemente provocaram a deflagração encontravam-se armazenadas no porto de Beirute há seis anos.  Mesmo assim, o presidente libanês, Michel Aoun, considerou “o pedido de investigação internacional sobre o caso do porto uma perda de tempo” acrescentando que o “poder judicial do país deve ser rápido a descobrir quem são os culpados e quem são os inocentes”.

O presidente francês, Emmanuel Macron, visitou a capital libanesa dois dias depois da catástrofe e pediu às autoridades locais para iniciarem uma investigação independente.

As declarações sobre a investigação foram reiteradas no domingo durante a conferência internacional dos doadores de ajuda financeira ao Líbano e que foi estabelecida através da Internet.

Esta oferta de ajuda inclui igualmente o apoio para uma investigação imparcial, credível e independente sobre as causas da catástrofe. Trata-se de um pedido importante e legítimo do povo libanês. É uma questão de confiança. Os meios estão disponíveis e devem ser canalizados”, afirmou Macron.

Entretanto, o Exército libanês deu por concluída a primeira fase dos trabalhos de busca e resgate das vítimas na zona dos escombros.

A explosão reavivou os protestos de outubro de 2019 contra a classe política libanesa e já levou à demissão, no domingo, de dois ministros do governo de Hassan Diab. A crise política está instalada e vários deputados e responsáveis de setores públicos demitiram-se nos últimos dias marcados pelos protestos sobretudo em Beirute.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::