Ariquemes / RO - sexta-feira, 3 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Rondônia completa 101 anos de história

Publicado em: 07/03/2023 - 6:28

O Pastor Presidente da Convenção de pastores das Assembleias de Deus em Rondônia e Presidente da Assembleia de Deus em Porto Velho, Nelson Luchtenberg, fala sobre os 101 anos da Igreja em Rondônia e destaca os dias comemorados 25 a 28/02/2023.

De acordo com Pastor Nelson,  a Igreja Assembleia de Deus em Porto Velho, que hoje completa 101 anos, teve início no dia 28 de fevereiro de 1922, marcando presença nas margens do Rio Madeira e se alastrando tanto no baixo quanto no alto e, ainda naquele tempo, ganhando os afluentes, foi indo um pouco mais para o interior, com pouco tempo chegou a Vilhena, “claro, percorrendo Ji-Paraná, Ariquemes ainda não existia”.

Pastor Nelson destaca que a palavra sucesso não cabe aqui, “o que cabe aqui é uma conquista de vitórias, porque nós como crentes, sabemos que o mundo está sob domínio do inimigo. Então, quando a igreja se posiciona se estabelece, se organiza, ela está conquistando o espaço que está ocupado e isto é um trabalho feito por fé, muita fé”!

O Pastor ainda diz: “Nos curvamos diante de nossos primeiros irmãos que já descansam no Senhor, pela bravura, pela decisão e a confiança que depositaram, que valia a pena dentro de densas matas, selvas, propagar o evangelho. Mesmo sabendo que a população daquele momento aqui em Rondônia era transitória. Viemos para fazer um serviço bastante extrativista.  A fé fez visualizar Porto Velho, Guajará Mirim e assim caminhamos. Chegamos aos 101 anos”.

Ressalta: “Comemoramos desde o sábado à noite que se antecedeu por uma reunião extraordinariamente linda, com a presença de Deus, com a maioria dos pastores que presidem nossa igreja no Estado, apenas com a ausência de dois ou três pastores por questão de saúde. Estivemos reunidos sábado pela manhã, quando concluímos o momento de ministração da Palavra, a maioria dos pastores estava com o rosto no chão, pedindo do Senhor graças para sermos mais úteis na Obra do Senhor neste Estado. Inclusive, um pastor se posicionou dias anteriores dizendo da importância da Convenção da Igreja e do tamanho dela hoje no Estado. Dizia ele: “Quando vimos para as reuniões a gente sai de casa grandão, quando a gente volta, volta pequenininho”! Isto é algo extraordinário que Deus tem feito! Deus tem trabalhado no nosso meio para que ninguém se sinta grande, todos na verdade importantes, porém debaixo da potente mão de Deus”.

Segundo Pastor Luchtenberg, os cultos foram publicamente ministrados e visivelmente contemplados pela beleza. “No sábado à noite, uma abertura maravilhosa, com participações de congregações nossas das regiões da cidade, templo lotado. No domingo se repetiu o cenário, com alguma coisa muito extraordinária! Eu penso até com uma determinada paisagem nova, quando aqui dentro do templo nós ministramos o batismo para 205 irmãos, todos passando pelo corredor do templo e indo ao tanque batismal e o culto acontecendo”, afirma.

Pastor Nelson ainda fala do privilégio de ter recebido um grande exército de crianças que fizeram uma linda apresentação. “Enquanto o batismo foi acontecendo, tivemos também aqui a apresentação de um jogral pelos nossos jovens e adolescentes, que deveria ter aproximadamente 300 uniformizados e fizeram uma apresentação altamente marcante, mostrando uma juventude pujante, firme, forte e disposta a acatar a proposta doutrinária da Igreja, mesmo que tantas coisas tenham mudado e que muitas coisas dentro da própria igreja tenha sofrido alterações, se  contempla uma juventude disposta a ouvir, disposta a trabalhar, disposta a se entregar! Fiquei muito feliz de ver a cooperação da nossa juventude”, confirma.

O Pastor Nelson acrescenta: “Nossa orquestra corajosamente cooperou em todos os cultos, foi na verdade muito lindo! Da mesma forma o Coral que desde o início até a última reunião esteve presente. Meu abraço, carinho e respeito a estes irmãos que entenderam o seu papel neste momento de celebrarmos estes 101 anos de história de nossa igreja”.

Quanto aos pregadores o ministro da igreja discorre: “Tivemos pregadores que foram extraordinariamente felizes na exposição. Pr. Paulo quando analisou a Palavra de Deus mostrando as oportunidades que temos dois caminhos, um para o céu outro para o inferno, duas coroas, uma de salvação outra de perdição, duas vidas eternas, uma com Deus outra sem Deus, tudo dentro da Bíblia, foi uma palavra muito precisa para o momento. No domingo à noite tivemos o Pr, Maxuel que nos trouxe uma palavra tremendamente linda, mostrando na mesma sequência duas mesas: a mesa da benção e a da maldição. Foi algo extraordinário, ainda hoje, irmãos estavam se reportando sobre a mensagem das mesas. Na segunda-feira Pr. Altair Germano ministrou sobre duas ferramentas, a chave e a porta, então é uma coisa assim muito especial! No fechamento, como já estava programado, Pr, Junior cantando e dando testemunho para que nossos irmãos estejam de fato ainda cientes de que Cristo realiza milagres. O testemunho deixado do tratamento que Deus deu a ele, através de um acidente da filha, creio que nunca se apagará da memória dos que estiveram aqui ouvindo e dos que ouviram à distância, porque isso é o que Deus faz mesmo! Eu digo com todas as letras necessárias, que Deus faz assim, como foi testificado e ainda faz mais! A Bíblia é quem testemunha isso! Eu sou testemunha viva de ressureição”, destaca.

Pastor narra a ressurreição de uma criança morta há cerca de 8h, onde os amigos da família já estavam fazendo o caixão ali com madeiras rústicas para sepultar a criança, mas pelo poder da oração a criança respirou, expos a água e voltou a vida. “Eu sou testemunha disso. Como eu fisicamente “na minha pele”, como disse Jó: “Na minha pele” eu verei a Deus, sou testemunha pessoal de que o senhor realiza milagres. Contar milagre que aconteceu lá do outro lado do mundo, a pessoa pode ficar preocupada, mas estou contando milagre que aconteceu na minha vida. E, não somente isso, muitas outras coisas Deus tem operado no nosso meio e ainda pode realizar maiores milagres quando Ele acha lugar. O problema é o que nós queremos do milagre. Por que buscamos o milagre? Queremos o milagre para sair a passear de férias? Não. Qual é o propósito? Dependendo do propósito a porta do milagre se abre”, pontua.

Pastor Nelson finaliza parabenizando a querida igreja por todos os seus membros, lideranças de setores e dirigentes de congregações. “Todos vocês que puderam estar mais próximos e os que não puderam estar tão próximos, mas que fazem parte da construção destes 101 anos da igreja. É preciso reafirmar que história não se muda e não se anula; história é algo acontecido. O que aconteceu aconteceu, e não tem ninguém para mudar. Não há qualquer pessoa que tenha a capacidade de anular ou modificar a história. É coisa que aconteceu. Se alguém está preocupado, que a história seja apagada; jamais a história de quem quer que seja por quem desejar conseguirá apagar, anular, cancelar, alterar, modificar. A pessoa pode construir outra história, mas a que foi feita está feita e ela tem 101 anos de continuidade, insistente, persistente, visivelmente vitoriosa”, conclui.

As quatro noites de comemoração dos 101 anos, resultaram em 47 pessoas rendendo-se aos pés de Cristo e 205 batizados nas águas. Foram entregues 3000 mil bíblias.

Por Jêile Schwambach – Fotos: Jouanam, Junior Luiz, Rincon, Tiago e Timá.

Tags: , , ,

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.