As montadoras sabem que a viabilidade dos carros elétricos no país está ligada diretamente a estrutura disponível para abastecê-los. Assim, marcas como a Volkswagen, BMW, Nissan, JAC Motors, Chevrolet e Renault dão passos cuidadosos lançando produtos eletrificados no mercado enquanto algumas marcas avançam sobre o maior gargalo para que os carros elétricos estejam na garagem dos consumidores: a disponibilidade de energia. Assim, o grupo Volkswagen anunciou nesta semana uma parceria para a criação de uma rede de 30 eletropostos para a recarga rápida de veículos.
A rede será criada em conjunto com a distribuidora EDP e está aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para formar uma rede de pontos de recarga para veículos, projeto que irá consumir R$ 32,9 milhões em investimentos. Os veículos do grupo Volkswagen, o que inclui também as marcas Audi e Porsche, farão testes com os próprios veículos para homologar as novas estruturas de recarga.
Elétricos viáveis no sul e sudeste
Serão instalados 30 eletropostos distribuídos pelas principais rodovias que cruzam o sudeste e parte da região Sul: rodovias Tamoios, Imigrantes, Carvalho Pinto, Dom Pedro, Governador Mario Covas e Washington Luís estão no mapa desse investimento. Além deles há pontos de recarga em funcionamento na Via Dutra e Régis Bittencourt. Segundo a EPD, que fala em formar um "corredor atlântico entre os principais eixos do país", será possível percorrer 1.400 quilômetros entre o Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Joinville abastecendo o carro em postos com recarga de alta voltagem de até 350kw.
A BMW foi pioneira e completa pouco mais de um ano da inauguração de um eletroposto na Via Dutra, que tem 430 quilômetros de extensão. O projeto de R$ 1 milhão também foi desenvolvido com a EDP e prevê um total de seis postos de recarga na via. Além dele outros 40 estarão em operação até o fim do ano.
Também há iniciativas em operação no Espírito Santo, com uma parceria da mesma empresa com a Federação das Indústrias do estado e também no Paraná, em investimento da distribuidora Copel, com 12 eletropostos em 740 quilômetros de estradas.
Novos projetos
A Aneel já homologou projetos da ordem de R$ 500 milhões em mobilidade elétrica, especialmente para a instalação de eletropostos. Já estão em curso outros 30 projetos que envolvem distribuidoras de energia como a CPFL, Light, EDP e Neoenergia e empresas como Siemens, Efacec, ABB e Electric Mobility.
Além da rede de eletropostos que devem somar 150 pontos de recarga em todo o país, montadoras avançam na tecnologia de compartilhamento de veículos. A Renault já criou uma empresa de mobilidade e atua em parceria com o governo federal e estadual com um programa de car sharing em Curitiba e no Distrito Federal.
"O sucesso desta estratégia depende de uma ampla infraestrutura de carregamento para oferecer um serviço de qualidade para o consumidor. É necessária uma visão 360º, com o envolvimento de todas as partes interessadas, como Governo, iniciativa privada, sociedade e entidades para que tenhamos políticas estratégicas e regulamentadas para fomentar investimentos na eletrificação no Brasil”, explica Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina
Se por um lado o BMW i3 é o primeiro automóvel elétrico vendido no Brasil desde 2014 e marcas como a Renault e BYD ofereçam modelos eletrificados a empresas, este ano ficará marcado por lançamentos como o Renault Zoe, Nissan Leaf, JAC iEV20 e iEV40, o recém-lançado Caoa-Chery Arrizo 5e e a Chevrolet que em breve lançará o Bolt. Ainda há inúmeros modelos híbridos e novidades que chegam no próximo mês como Golf GTE, que estreia dia 04.
Comunicado da Redação – Ariquemes Online
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