Ariquemes / RO - quarta-feira, 26 de junho de 2024
(69) 99929-2272

Após adiamento, Senado deve votar reforma da Previdência nesta terça

Publicado em: 01/10/2019 - 12:00
Após adiamento, Senado deve votar reforma da Previdência nesta terça

Após adiamento, o Senado deve votar nesta terça-feira (1°) a reforma da Previdência. Antes da análise em plenário, a proposta terá que passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será votado o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), com a análise das 77 emendas apresentadas. A sessão da CCJ está marcada para às 10h e deve se estender até às 15h.

Na sequência, o texto seguirá para o plenário. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), quer concluir a votação ainda na terça, já que no dia seguinte o Congresso Nacional realiza uma sessão conjunta para analisar vetos e votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

"Reafirmo novamente que o entendimento de todos nós senadores, primeiro, é votarmos pela manhã na CCJ, e tarde e noite (no plenário)", confirmou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a jornalistas nesta segunda-feira (30).

veja também

Segundo Alcolumbre, líderes dos partidos têm reunião marcada às 9 horas no gabinete da senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para determinar o procedimento de votação.

"Portanto, está tudo encaminhado, está tudo alinhado com todos os senadores. Eu espero às 16h abrir a sessão, a ordem do dia do plenário do Senado, já com a matéria aprovada na CCJ para que a gente possa deliberar no plenário", completou Alcolumbre.

Aposentadoria integral

No relatório, Tasso acatou apenas uma emenda supressiva, para não prejudicar o acesso à aposentadoria integral de quem recebe vantagens variáveis vinculadas a desempenho no serviço público, e corrigiu a redação do trecho que inclui os informais entre os trabalhadores de baixa renda que terão acesso ao sistema especial de inclusão previdenciária, com alíquotas favoráveis.

Foram rejeitadas as emendas de senadores com temas ligados a servidores públicos, mudanças em pensões, idade mínima, regras de transição, aposentadorias especiais, cálculo da aposentadoria, abono salarial e regras especiais para grupos específicos.

Segundo o relator, nas emendas “não se identificaram novos temas em relação ao deliberado anteriormente na CCJ, e em relação às conclusões de seu parecer anterior”.

Ainda assim, senadores como Paulo Paim (PT-RS) e Eliziane Gama (Cidadania-MA) já declararam que vão tentar aprovar destaques ao texto durante a discussão no plenário.

Entre os pontos que podem sofrer destaques estão as restrições ao abono salarial, benefício pago a quem ganha menos de dois salários mínimos (R$ 1.996) e tem pelo menos 5 anos de cadastro no PIS/Pasep. O texto da reforma assegura o direito apenas a quem tiver renda mensal igual ou menor que R$ 1.364,43.

Calendário

A presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB-MS), considerou um erro o adiamento, mas também afirmou que, apesar da pausa, o calendário de votação da proposta no Senado segue mantido.

Deve haver quebra de interstício (prazo constitucional) em plenário, após a votação em primeiro turno, para garantir a aprovação da proposta em segundo turno até o dia 10 de outubro.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Capa - 41 segundos atrás Prefeitura de Guajará-Mirim e Sebrae unem forças para impulsionar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico do município O encontro teve como foco principal a ampliação da atuação do Sebrae no município, visando fomentar negócios e oportunidades no âmbito das Micro e Pequenas Empresas (MPE)
2
Porto Velho - 3 minutos atrás 1ª Expo Turismo Rondônia 2024 chega para se tornar o maior evento turístico do Estado A Expo Turismo Rondônia 2024 visa incentivar e promover o turismo no estado, oferecendo inúmeras atividades e experiências turísticas
3
Ariquemes Online - 10 minutos atrás Sesc RO abre inscrições para processo seletivo em Ariquemes e mais quatro cidades de RO Para participar do processo seletivo, as inscrições podem ser feitas através do envio do currículo, no modelo padrão proposto, juntamente com as comprovações indicadas nos requisitos de cada cargo
4
Capa - 24 minutos atrás Previsão do Tempo em Rondônia nesta quarta-feira (26) A temperatura mínima fica em torno de 20°C, em Vilhena, e a máxima prevista é de 38ºC, em Candeias do Jamari.
5
Cultura - 34 minutos atrás Maior arraial do Norte: veja programação do Arraial Flor do Maracujá desta quarta-feira (26) A 40ª edição do Flor do Maracujá, maior arraial do Norte, acontece entre os dias 21 e 30 de junho. Realizada pelo governo de Rondônia, com organização da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e União Junina Portovelhense

Desenvolvido por Argo Soluções



::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::