Ariquemes / RO - sexta-feira, 26 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Alerta: Dengue já matou 12 rondonienses somente em 2022

Publicado em: 04/08/2022 - 3:47
Alerta: Dengue já matou 12 rondonienses somente em 2022

A dengue matou 12 rondonienses em 2022, 10 mortes a mais em comparação com o ano passado, quando o estado registrou 2 óbitos. Além disso, os casos confirmados tiveram um aumento de 557,53%. No ano passado, o estado registrou 1316. Mas neste ano o número de casos saltou para 8.653.

Os dados são do último boletim epidemiológico da Agevisa (Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia) divulgado em 1º de agosto. O boletim está atualizado com dados de 2 de janeiro deste ano a 16 de julho.

As mortes em decorrência da doença foram registradas em Cacoal, que atualmente está com status de “Surto”, com 1975 casos confirmados de dengue; Guajará-Mirim, com status de “Alerta”, foram registrados 35 casos de dengue.

Ji-Paraná, Nova Brasilândia, São Francisco do Guaporé e Seringueiras também registraram mortes e também estão com status de “Surto”. No mesmo sentido, Porto Velho registrou um óbito e está em “Alerta”.

Neste ano, 8.653 casos foram confirmados em Rondônia. 877 casos estão em investigação. Ao todo, 4.236 notificações da doença foram descartadas.

Brasil

No cenário nacional a dengue já matou 752 pessoas até o dia 25 de julho deste ano. Essa quantidade equivale a 25 óbitos por semana, de acordo com o Ministério da Saúde.

No mesmo sentido, o número supera em 205,6% o total de mortes causadas pela doença em todo o ano passado. Além disso, há 190 óbitos ocorridos entre janeiro e a última semana de julho que ainda estão em investigação, ou seja, o número de mortos em decorrência da doença pode aumentar.

Há a possibilidade de 2022 registrar o maior número de mortes provocadas pela doença nos últimos dez anos. De acordo com os registros, o total de vidas ceifadas contabilizado até o final de julho já é o terceiro maior da série histórica iniciada em 2013.

Especialistas acreditam que o grande aumento de diagnósticos de dengue entre 2021 e 2022 guarda relação com a pandemia de Covid-19. O isolamento imposto à população ao longo do ano passado reduziu a circulação do vírus da dengue, derrubando o número de casos e, consequentemente, de óbitos causados por ela.

Sintomas
A febre abrupta, de 39°C a 40°C na maioria dos casos, e dores de cabeça, no corpo, nas articulações e ao redor dos olhos estão entre os sintomas clássicos da doença. Além disso, é comum aparecerem manchas vermelhas na pele.

A anorexia, enjoo e vômito são outros sintomas que podem ocorrer. Especialistas alertam que os pacientes devem procurar atendimento médico, sobretudo caso os sintomas evoluam.

É preciso atenção se houver dor abdominal, vômito persistente, desidratação, acúmulo de líquido, pressão baixa, tontura forte, alteração no nível de consciência, como letargia, sangramento nas mucosas e aumento progressivo do hematócrito, ou seja, na concentração de células vermelhas no sangue.

Diário da Amazônia.

Tags: ,

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Destaque - 11 horas atrás Investimentos em educação: Estudantes vão receber mais de 23 mil tablets do Governo de RO Com o objetivo de facilitar a integração da tecnologia na Educação, o Governo de Rondônia fez entrega simbólica de tablets para estudantes da escola Mariana, Daniel Neri e Flora Calheiros, na terça-feira (23)
2
Guajará-Mirim - 11 horas atrás Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra.Taíssa Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
3
Capa - 11 horas atrás Encontro de Educadores de Trânsito debate segurança viária e lança Campanha Maio Amarelo 2024 Segundo a diretora da EPTran, Junaia Freitas, o evento vai contar com a participação de 300 pessoas em média, servidores dos 52 municípios e distritos rondonienses
4
Ação Parlamentar - 11 horas atrás Nim Barroso destina emenda parlamentar para Presidente Médici Em nome de toda equipe da associação, queremos agradecer o deputado Nim Barroso pelo envio do recurso. São muitas pessoas envolvidas e temos muito a agradecer
5
Ação Parlamentar - 11 horas atrás Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado do Oeste para traçar melhorias à população Em visita à Unisp, o deputado destacou aos policiais a importância de progressões de vencimentos, realinhamento, e questões que envolvem toda a segurança pública. Reforçou também a união, diálogo contínuo e segurança para a população.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::