Ariquemes / RO - domingo, 19 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Partidos tentam entender qual é o recado do eleitor em 2012

Publicado em: 19/09/2012 - 12:00
Partidos tentam entender qual é o recado do eleitor em 2012

 A campanha não terminou, mas os principais partidos tentam entender qual é a mensagem do eleitor nesta campanha municipal. Uma das principais perguntas, e que interessa tanto ao PT quanto ao PSDB, é qual a real influência do ex-presidente Lula, com sua alta aprovação popular, e da presidente Dilma Rousseff, igualmente bem avaliada, na definição do voto para a escolha dos prefeitos país afora.

A imagem de Lula está sendo usada – e muito – em várias campanhas do país. Isso começa em São Paulo e se repete onde o PT e aliados têm candidatos. Algum efeito positivo está produzindo para estes candidatos, mas não tem sido determinante, conforme as pesquisas divulgadas até agora. Mas a expectativa do PT é a de que possa ser a garantia de vaga no segundo turno das eleições, como é o caso de Recife, por exemplo em favor de Humberto Costa.

Em 2010, a presença de Lula dos programas eleitorais foi decisiva em disputas para o Senado. Naquela ocasião, por exemplo, ele conseguiu dar a vitória a Vanessa Grazziotin, no Amazonas, impondo derrota a Arthur Virgílio, o tucano que mais o incomodou com críticas nos seus dois mandatos. Agora, Grazziotin tenta repetir o resultado: Lula desembarca em Manaus para pedir votos para ela e, assim, impor a segunda derrota a Virgílio, que está na dianteira nesta disputa municipal.

Consciente de sua força política, Dilma havia dito aos aliados e correligionários que só entraria na disputa no momento em que fosse “fazer a diferença”, ou seja, em que sua presença na campanha pudesse assegurar aquele resultado esperado – ou, então no segundo turno onde não houvesse disputa entre dois aliados. O empurrão inicial seria assegurado com a presença de Lula. Pois bem, não é exatamente o que ocorreu, e o PT decidiu, então, antecipar a presença de Dilma nas campanhas mais importantes: São Paulo, Belo Horizonte são dois exemplos onde petistas estão na corrida. O resultado poderá ser visto em pesquisas a serem divulgadas ainda hoje, conforme cronograma dos institutos de pesquisa. Outras pesquisas vão aparecer ao longo da semana e poderão mostrar o quanto Dilma conseguiu ajudar os candidatos Fernando Haddad e Patrus Ananias.

Para alguns especialistas, a presença de Lula e Dilma nas campanhas pode estar sendo neutralizada com o julgamento da ação penal 470, ou o mensalão. Se os dois puxam para cima os candidatos petistas, as condenações que saem diariamente do Supremo Tribunal Federal estariam puxando para baixo.

Até aqui, não é possível assegurar qual o valor eleitoral da presenca de Lula e Dilma nas campanhas. Algo positivo é – como já se viu, por exemplo, em Salvador e Fortaleza, onde os petistas Nelson Pelegrino e Elmano Freitas já sobem nas pesquisas e indicam que poderão chegar ao segundo turno. Só não se sabe qual é a extensão disso.

A resposta, provavelmente, só virá depois de proclamado o resultado. Ainda assim, poderá ter resultados distintos nos grandes centros urbanos e nas cidades menores ou no interior do país.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::