Ariquemes / RO - segunda-feira, 17 de junho de 2024
(69) 99929-2272

Eleições em Rondônia: Confúcio será eleito com ampla vantagem no segundo turno, diz Ibope

Publicado em: 07/10/2014 - 12:00
Eleições em Rondônia: Confúcio será eleito com ampla vantagem no segundo turno, diz Ibope
O governador de Rondônia será reeleito, segundo Ibope publicado na última sexta-feira, 03 de outubro.  O Ibope fez uma simulação de segundo turno entre Confúcio Moura e Expedito Júnior. Os resultados são os seguintes:









A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob registro nº RO-00038/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00977/2014. 





Leia também:

Datafolha e Ibope explicam diferença entre pesquisas e resultados no RJ

Institutos citam indecisos e mudança de opção de voto na última hora.

Resultados finais ficaram fora da margem de erro.

G1-RIO

Os dois principais institutos de pesquisas eleitorais, Ibope e Datafolha, divulgaram em suas últimas pesquisas antes da votação de domingo (5), números que, em comparação ao resultado oficial da votação, ficaram bem acima da margem de erro.

No sábado (4) o instituto de pesquisas Datafolha informou que o governador Luiz Fernando Pezão, candidato à reeleição, teria um adversário no segundo turno que ainda não estava definido.

Segundo o instituto, Anthony Garotinho, do PR, e Marcelo Crivella, do PRB, continuavam tecnicamente empatados.

Garotinho tinha 25% das intenções de voto, enquanto Crivella marcava 22%. Pezão tinha 36% das intenções de voto. A margem de erro era de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Mas, comparando com o resultado oficial, os números da pesquisa ficaram fora da margem de erro. Pezão teve 40,57%, 4,57 pontos percentuais acima do limite da margem de erro.

Garotinho ficou com 19,73%, diferença de 5,27 pontos percentuais. Já Crivella, que recebeu 20,26% dos votos válidos, ficou dentro da margem de erro.

“Há eleitores que não estão totalmente convictos do seu voto na véspera e acabam mudando no próprio dia da eleição”, disse Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha. 


Também o Ibope mostrou em sua pesquisa de boca de urna números diferentes do resultado final da votação.  A diferença ficou bem acima da margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Pezão tinha 34% dos votos válidos e disputaria o segundo turno com Garotinho.

No resultado oficial, no entanto, Pezão teve 40,57% uma diferença de 6,57% pontos percentuais.

E o adversário de Pezão no segundo turno não seria Garotinho, mas Crivella. Na boca de urna, Garotinho aparecia com 28% das intenções de voto, dez pontos percentuais acima de Crivella, que, com 18%, ficaria em terceiro lugar.

O resultado oficial mostrou um cenário diferente: Garotinho somou 19,73% dos votos, uma diferença de 8,17% pontos percentuais em relação aos dados do Ibope – a margem de erro era de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Crivella somou 20,26%, quando na boca de urna marcou 18%, uma diferença apenas um pouco acima da margem de erro.

No sábado (4), o Ibope também divulgou pesquisa de intenção de votos, com os votos válidos, que mostrava que o adversário de Pezão deveria ser Garotinho. Pezão aparecia com 37%, com a margem de erro, ficava entre 35% e 39%, mas a diferença para o resultado oficial foi de três pontos percentuais. Garotinho tinha 27%, com a margem de erro poderia variar de 25% a 29%, mas teve 19%, sete pontos percentuais de diferença.  Crivella vinha em terceiro lugar com 20% dos votos válidos. A pesquisa acertou o percentual de Crivella, mas errou ao mostrar que o candidato não estaria no segundo turno.

A diretora do Ibope, Márcia Cavallari, explicou que o número de indecisos foi acima da média nesta eleição e que muitos eleitores deixaram para escolher o candidato na hora de votar.

A indecisão dos eleitores, segundo o Ibope, teria provocado uma distorção no resultado da pesquisa. No entanto, ela não vê necessidade de mudar a metodologia.

“As movimentações que ocorrem no final são mais difíceis de serem captadas pelas últimas pesquisas. Os eleitores estão decidindo cada vez mais tarde o voto de forma definitiva. Na verdade, o que houve no Rio de Janeiro foi uma movimentação talvez até pelo nível alto de rejeição do Garotinho onde houve um aumento muito grande do candidato Pezão e o esvaziamento da candidatura do Garotinho, fazendo com que Crivella fosse para o segundo turno. Em média o Ibope, nas últimas eleições, teve umj índice de precisão nas estimativas feitas de cerca de 95% e este ano esse índice ficou um pouco abaixo, em 92%", disse ela.



ELEITOR ‘MUDOU ATÉ O ÚLTIMO MINUTO’, AVALIA IBOPE

DIRETORA EXECUTIVA DO INSTITUTO DE PESQUISAS AFIRMOU QUE O ELEITOR TEVE UM INTERESSE TARDIO NESSAS ELEIÇÕES

A diretora executiva do Ibope, Márcia Cavallari, negou que o instituto de pesquisa tenha errado os resultados após o crescimento repentino do candidato Aécio Neves (PSDB), que superou Marina Silva (PSB) com ampla vantagem e foi para o segundo turno com a candidata Dilma Rousseff (PT).


Na última pesquisa, divulgada no sábado (4/10), Aécio tinha 27% dos votos válidos, contra 24% de Marina. Dilma aparecia na liderança com 46%. "Essa era uma eleição com mais incertezas. Sabíamos disso desde as manifestações de junho do ano passado", disse Márcia, em entrevista à TV Estadão.


Segundo ela, a diferença dos resultados de ontem para as últimas pesquisas em alguns Estados não foi captada porque o eleitor mudou até o último minuto. "Nossa última pesquisa havia mostrado um crescimento do Aécio. Esse movimento continuou após o fim da pesquisa, por isso o resultado oficial foi diferente", explicou.


"O eleitor teve um interesse tardio por essa eleição." Márcia também comentou o desfecho das eleições no Rio Grande do Sul, onde o resultado foi diferente do divulgado pelo Ibope. A última pesquisa mostrava o atual governador Tarso Genro (PT) em primeiro lugar, com 35% das intenções de voto, seguido por Ana Amélia Lemos (PP) com 27%, e José Ivo Sartori (PMDB), 20%. No pleito de ontem, Sartori foi para o segundo turno com Tarso Genro.


"Quando o movimento do eleitor é brusco, a pesquisa não capta", disse. Apesar das diferenças, o Ibope tem 92% de precisão nos resultados das pesquisas até agora, segundo Márcia. A próxima pesquisa deve ser divulgada na quinta-feira, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo e a Rede Globo. Até o fim do segundo turno, devem ser divulgadas até quatro pesquisas.


 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo





 

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções



::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::