Ariquemes / RO - domingo, 19 de maio de 2024
(69) 99929-2272

CSA é o 4º time com DM mais cheio em 2019; Carlinhos, Naldo, Amaral e Cajuru sofrem com lesões

Publicado em: 17/12/2019 - 12:00
CSA é o 4º time com DM mais cheio em 2019; Carlinhos, Naldo, Amaral e Cajuru sofrem com lesões

O CSA terminou a temporada 2019 rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro e pode creditar um de seus maiores percalços na elite à alta rotatividade de seu departamento médico. 28 jogadores diferentes passaram pelo estaleiro e desfalcaram o Azulão em momentos decisivos, como o volante Naldo e o lateral-esquerdo Carlinhos. Houve ainda os casos do goleiro Alexandre Cajuru e do volante Amaral, que sequer deram as caras no Campeonato Brasileiro por lesões antes do fim do estadual.

O time titular do CSA foi mudando bastante ao longo do ano. Com a troca de comando de Marcelo Cabo para Argel Fucks, novos jogadores chegaram, outros foram dispensados, mas os problemas médicos não deixaram os alagoanos em paz. No primeiro semestre, titulares como Ronaldo Alves, Robinho, Manga Escobar e Carlinhos demandaram tratamento. O lateral-esquerdo, desde o início do ano em Maceió, conviveu com lesões nas duas coxas em março, maio, junho e outubro. Perdeu 12 jogos no total, mas vale dizer que engatou sequência que não vinha conseguindo nos últimos times – foram 26 jogos no Brasileirão.

Após a parada da Copa América, já sob comando de Argel, atletas frequentemente utilizados, como Nilton, Didira, Jordi, Euller, Bustamante e Alecsandro deram trabalho aos médicos do clube. O volante Naldo, então titular absoluto do meio-campo, ficou fora de combate por 11 partidas na reta final do Brasileirão, e o aproveitamento sem ele sugere que o camisa 5 fez muita falta: duas vitórias e nove derrotas (18,2%). Até sua lesão, diante do Botafogo, na rodada #27, o CSA tinha somado 33,3% dos pontos.

Ninguém, no entanto, sofreu tanto quanto Alexandre Cajuru e Amaral. O goleiro teve lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em 6 de março e não voltou mais a jogar – perdeu incríveis 49 partidas em 2019. O volante, assim como o goleiro, precisou de cirurgia para tratar lesão no ligamento colateral do joelho direito e ficou 42 partidas longe dos gramados, contando a partir de 2 de abril. Antes disso, já tinha ficado fora de seis jogos por problema muscular, totalizando 48 jogos longe do time.

Vale também ressaltar os jogadores que mostraram estar voando fisicamente. O polivalente Dawhan atuou 51 vezes na temporada, enquanto o veterano lateral-direito Apodi fez 42 partidas e só parou em lesão na coxa nas duas últimas rodadas do Brasileirão. O zagueiro Alan Costa e o meia Jonatan Gomez chegaram ao clube no decorrer do ano e não tiveram nenhum problema físico.

Critérios e Metodologia

As informações levantadas para esta pesquisa foram retiradas nos sites oficiais de cada um dos 20 times que disputaram a Série A em 2019, além do apurado pelos setoristas do GE no dia a dia dos clubes.

O recorte temporal deste levantamento foi de 01 de janeiro de 2019 até a data da publicação desta matéria: 16 de dezembro de 2019. Todas as baixas médicas sofridas pelos jogadores fora desse universo temporal não entraram na pesquisa.

O critério para inclusão de um atleta no levantamento foi o veto pelo departamento médico de pelo menos uma partida por motivo clínico. Todos os problemas médicos que impediram a escalação do jogador na equipe para a partida seguinte foram computados no levantamento.

Jogadores poupados e com desgaste físico não entraram na conta assim como problemas fisiológicos. Todos os clubes receberam o contato da reportagem para checagem da lista de jogadores no DM na temporada.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::