Ariquemes / RO - sexta-feira, 28 de junho de 2024
(69) 99929-2272

24 de junho dia de São João, conheça a história, tradição e onde acontecem as principais Festas Juninas

Publicado em: 23/06/2024 - 1:23
24 de junho dia de São João, conheça a história, tradição e onde acontecem as principais Festas Juninas

No Nordeste, e em outras regiões do Brasil, é muito comum ter festas específicas referindo-se ao santo, como acontece no São João de Caruaru (em Pernambuco), na Festa de São de Campina Grande (na Paraíba) e no São João da Bahia

“São João, São João! Acende a fogueira no meu coração…” A tradicional música junina “O Balão Vai Subindo” (cuja gravação original é de 1935, na voz de Carmen Miranda), sempre que é tocada anuncia como a festa de São João vai animar a noite do dia 24 de junho – sendo esta a mais famosa data entre as festas juninas no Brasil.

As festas em comemoração aos santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) têm origens europeias, mas ganharam características próprias no Brasil por conta da mistura cultural que agregou elementos indígenas e africanos às celebrações por aqui.

Porém, o que leva o São João a ter um destaque especial – particularmente no Nordeste – está ligado à relação do país com a Europa desde o período colonial. Descubra, a seguir, por que o São João é o santo mais celebrado nas festas juninas.

A origem das festas de São João

No Nordeste, e em outras regiões do Brasil, é muito comum ter festas específicas referindo-se ao santo, como acontece no São João de Caruaru (em Pernambuco), na Festa de São de Campina Grande (na Paraíba) e no São João da Bahia (na cidade de Salvador). Mas como e por que São João Batista se tornou tão popular para ser celebrado de forma especial?

De acordo com um artigo da Universidade Federal do Ceará (UFC), intitulado “Festas de São João: das Origens à Atualidade”, a influência e origem dessa força das festas de São João vêm de Portugal e de suas festas “sanjoaninas” – que já eram celebradas antes dos portugueses chegarem em terras brasileiras.

As festas em junho tem uma raiz nas antigas celebrações pagãs europeias, justamente porque nesse mês acontece o solstício de verão no Hemisfério Norte (e o solstício de inverno no Sul), data na qual os povos celebravam a chegada do calor a fim de obter bons resultados nas colheitas, como explica o artigo da UFC.

Quando o cristinismo, particularmente a Igreja Católica Romana, se estabelece na Europa, a festividade pagã de junho acaba incorporada ao calendário religioso, só que passando a celebrar os santos católicos nascidos neste mês ao mesmo tempo em que mantinha alguns rituais antigos, como o uso da fogueira.

São João Batista é um santo com destaque na tradição católica por ser considerado o “precursor de Jesus”, como afirma o site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De acordo com o catolicismo, ele era um pregador nascido em 24 de junho, na Judeia (onde hoje é Israel), e profetizou às pessoas que o “Messias estava chegando”. Anos depois, foi João quem batizou Jesus Cristo nas águas do rio Jordão.

Como nos séculos 15 e 16 Portugal era um país extremamente religioso, com grande presença da Igreja Católica – muito forte como instituição de estado nessa época – as festas “sanjoaninas” eram bastante populares no país, sendo também uma forma de reforçar a importância do profeta que se tornou santo na religião, segundo explica o artigo da UFC.

Como são as festas de São João no Brasil

Tal como as demais festas pagãs, que adquiriram um sentido religioso, as festas juninas já absorvidas pela Igreja Católica portuguesa chegaram ao Brasil no período colonial. Durante o período da Colônia, a região Nordeste era o “coração” novo território dominado pelos portugueses, pois era onde estavam as capitanias mais produtivas e a sede do governo.

Foi justamente no Nordeste que essas festas juninas se estabeleceram inicialmente, no século 16, de acordo com o texto da universidade cearense. Mas a celebração de São João também ganhou força em terras brasileiras por São João Batista ser um santo cujo apelo é o de trazer “boas notícias” – já que profetizou a vinda de Jesus.

Ao longo do tempo, a tradição de comemorar o São João foi crescendo e se espalhou por todo o país, misturando elementos rurais (como das festas pagãs com fogueiras e alimentos da terra, como o milho), as danças europeias (como a quadrilha, que tem origem francesa) e influências indígenas e africanas, segundo informa um artigo publicado no site da Universidade de São Paulo (USP) intitulado “Festas juninas: origem e celebração”.

Até o batismo, algo muito ligado à São João, é lembrado no banho realizado na festa de sincretismo religioso do Arraial do Banho de São João de Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul. Atualmente, algumas festas de São João se tornaram eventos enormes que se arrastam por todo o mês de junho com shows de cantores famosos, competições de quadrilhas, e claro, muita comida típica.

Se você está procurando mensagens de Bom Dia de São João para enviar e começar a celebração junina, selecionamos belas mensagens e frases de Feliz São João para você compartilhar.

Confira abaixo:

“Bom Dia São João! Que o calor das fogueiras aqueça nossos corações hoje e sempre.”
“Que o dia comece com a alegria contagiante das festas juninas. Bom Dia!”
“Bom Dia! Que São João traga paz, amor e muita felicidade para todos nós.”
“Desejo um Bom Dia abençoado por São João, com muita música, dança e sabor de quitutes juninos.”
“Bom Dia São João! Que hoje seja um dia de alegria e gratidão pelas tradições que nos unem.”

FRASES DE BOM DIA SÃO JOÃO

“Que a luz de São João ilumine nosso caminho e traga prosperidade. Bom Dia!”
“Bom Dia! Que a festa de São João nos traga sorrisos sinceros e momentos inesquecíveis.”
“Neste dia especial, desejo um Bom Dia repleto de calor humano e alegria típica das festas juninas.”
“Bom Dia São João! Que os balões coloridos levem nossos desejos ao céu e tragam realizações.”
“Que o dia comece com a magia de São João e se prolongue com a paz e o amor que ele nos ensina. Bom Dia!”

Veja ainda

São João na terra é fogueira, São João no céu é balão: confira programação de festas juninas no Ceará
Municípios do estado que se preparam para celebrar o Dia de São João

Geovanni Carvalho
Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE)

Já é possível sentir o calor das fogueiras, o barulho das bandeirolas tremulando ao céu e o cheirinho de milho assando pelo ar, são os primeiros sinais de que o São João chegou! E neste final de semana, toda a Região Nordeste do país deve entrar em festa para celebrar o Dia de São João, marcado pelas tradicionais festas juninas e que tem origem na religiosidade da Península Ibérica. Ao chegar no Brasil com a colonização portuguesa, diversos elementos da cultura popular, como as comidas típicas da colheita do milho nessa época do ano, passaram a fazer parte da celebração dos santos do mês de junho.

E por se tratar de uma festa popular e de rua, o Brasil de Fato Ceará preparou uma agenda especial de São João, para você curtir com a família e amigos daquele jeito que o povo nordestino gosta. Confira.

Barbalha

Em meio às festividades juninas, o município de Barbalha, situado no coração do Cariri cearense, reunirá 18 quadrilhas na XXIV edição do Festejo Ceará Junino. Nesta sexta (21) e sábado (22), a partir das 18h, a expectativa é atrair centenas de pessoas para o Parque da Cidade, situado no bairro Nossa Senhora de Fátima.

21 de junho | Sexta-feira

Quadrilhas Infantis

Curumim do Sertão (Juazeiro do Norte)
Pernas de Pau (Barbalha)
Evolução (Barbalha)
Decisão (Barbalha)

Quadrilhas Adultas

20h – Pé no Chão (Barbalha)
21h – Santo Antônio (Barbalha)
22h – Verdes Canaviais (Barbalha)
23h – Junina Girassol (Barbalha)
00h – Luar do Cariri (Barbalha)
01h – Luar do Sertão (Juazeiro do Norte)

22 de junho | Sábado

Quadrilhas Infantis e da Diversidade

Matutino Júnior (Juazeiro do Norte)
São Domingos Jr (Juazeiro do Norte)
Quadrilha de Idosos (Missão Velha)

Quadrilhas Adultas

20h – Arraiá da Nascença (Brejo Santo)
21h – Nação Nordestina (Juazeiro do Norte)
22h – Kariri Com K (Missão Velha)
00h – Renascer da Tradição (Juazeiro do Norte)
01h – Junina Enluar (Barro)

Fortaleza

A capital Fortaleza também se prepara para celebrar o São João com dois festivais que prometem movimentar a cidade. O XXV Festival Junino do Parque Oeste: Resistência e Tradição no Território dos Povos do Mar acontece na sexta-feira (21) e no sábado (22), a partir das 20h, na Areninha do Pirambu. Já no sábado (22) e domingo (23), às 20h, é a vez do Arraiá do Cumpade Frei Humberto 2024, na Quadra Poliesportiva Nossa Senhora das Dores, no bairro Farias Brito.

XXV Festival Junino do Parque Oeste: Resistência e Tradição no Território dos Povos do Mar

21 de junho | Sexta-feira

20h – a definir
21h – Zé Testinha (Fortaleza)
22h – Junina Nossa Terra (Fortaleza)
23h – Zé Moringa (Fortaleza)
00h – Santa Teresinha do Menino Jesus (Caucaia)
01h – Junina Flor do Sertão (convidada)

22 de junho | Sábado

20h – Terço das Crianças (Fortaleza)
21h – Arte Junina (Paraipaba)
22h – Luar da Praia (Itatira)
23h – Cangaço Nordestino (Fortaleza)
00h – Junina Haja Paixão (Maracanaú)
01h – Nova Emoção (Macaranaú)

Arraiá do Cumpade Frei Humberto 2024 (Fortaleza)

22 de junho | Sábado
20h – Quadrilha Infantil Terço das Crianças

21h30 – (a definir)

22h30 – Quadrilha Junina Encanto da Primavera

23h30 – Quadrilha Junina Chapéu de Couro

00h30 – Quadrilha Junina Arraiá do Meu Sertão

01h30 – Quadrilha Junina Fiapo de Trapo

23 de junho | Domingo

20h30 – Quadrilha Infantil Raios de Sol

21h – Amor Quadrilheiro

22h – Quadrilha Junina Flor do Luar

23h – Quadrilha Junina Só o Mi

00h – Junina Babaçu

01h – Quadrilha Paixão Junina

Estação das Artes e Mercado AlimentaCE

O clima junino deve tomar conta dos espaços da Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Em parceria com o Mercado AlimentaCE – equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Mirante – ambos devem realizar um evento recheado de comidas típicas e muito forró.

As atividades começam no sábado (22), a partir das 17h, com feira gastronômica de comidas típicas. No mesmo dia, a Estação traz para o palco os grupos Forró Briseira e Banda Pira; além disso, As Serpentinas apresentam o set “Nação Nordeste”. No domingo (23), o Mercado comanda a programação a partir das 10h, com a Feira Agroecológica e Gastronômica. A festa segue até às 15h com a apresentação do grupo Os Muringa.

22 de junho | Sábado

17h às 22h – Feira Gastronômica Junina

17h às 18h30 – “São João Elétriko”, com Banda Pira

19h às 20h – “Nação Nordeste”, com As Serpentinas

20h30 às 22h – Forró Briseira

23 de junho | Domingo

10h às 15h – Feira Gastronômica Junina

10h40 às 11h40 – Show “Tempero Nordestino”, com Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza

13h às 15h – Os Muringa

Theatro José de Alencar

A programação especial de aniversário de 114 anos do Theatro José de Alencar (TJA) – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – entra com força total no clima junino e celebra neste sábado (22), véspera de São João, a partir das 17h, seu já tradicional “Arraiá do Zé”. A entrada, como nos anos anteriores, é gratuita mediante ingresso, retirado de forma antecipada somente pelo site Sympla TJA, acrescido de um quilo de alimento não perecível, exceto sal, que será doado ao Programa Ceará sem Fome, por meio da campanha Ingresso Solidário.

A jornalista Ticiana Zacarias será a mestra de cerimônias da noite, que terá como atrações musicais a DJ Renatinha, a Quadrilha Junina Infantil Cai Cai Balão, a cantora Diana Franco e banda e, encerrando a festa, o sanfoneiro Clementino Moura Filho. Para completar, o TJA estará com uma decoração especial que, ao estilo de uma quermesse, contará com a presença de barraquinhas com brincadeiras e venda de bebidas e comidas típicas.

Arraiá do Frei

Amanhã, dia 22 de junho, a partir das 19 horas, a comunidade se reúne para o tradicional Arraiá do Frei, na Rua Paulo Firmeza, 445, bairro São João do Tauape em Fortaleza. O evento promete encantar o público com apresentações das quadrilhas juninas; Brilho Junino do Assentamento 25 de Maio em Madalena, Asas do Sertão do Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa, Força Jovem do Assentamento Monte Alegre em Tamboril e o grupo Terra Conquistada do Assentamento Nova Canaã em Quixeramobim.

Conhecido como “Arraiá do Frei” o evento já é considerado tradição, sendo organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto. Este ano, a festa conta com o apoio do Instituto Dragão do Mar. Além das apresentações das quadrilhas o Arraiá também contará com comidas típicas, música ao vivo com Mylla Torres, Manga Rosa e a banda “Forró ta On” direto do Assentamento Antônio Conselheiro em Ocara.

Juazeiro do Norte

Os festejos do JuaForró 2024 foram abertos na última segunda-feira (17) com o cortejo cultural realizado na Praça do antigo prédio da Prefeitura (Praça Dirceu Figueiredo), seguindo pela Rua São Pedro até a unidade Sesc. No cortejo, estiveram presentes grupos de tradição, como maneiro pau e coco, bem como mestres da cultura do município e quadrilhas juninas.

A programação, no entanto, continua até o próximo domingo (23), dia em que é festejado o Dia de São João. Para isso, a gestão municipal da cidade organizou uma programação que deve resgatar e enaltecer a tradição dos festejos juninos em Juazeiro, e isso se dará por meio da Cidade Cenográfica, do tradicional Palhoção, com forró pé de serra, parque de diversões e praça de alimentação, bem como do terreiro cultural, com apresentações de manifestações artísticas populares, como maneiro pau, coco e banda cabaçal, dentre outros.

21 de junho | Sexta-feira

Taty Girl

Joquinha Gonzaga

Leonardo de Luna

Anderson & Vei da Pisadinha

DJ Gvará

Simone Vox

22 de junho | Sábado

Fagner

Ruan Rodrigues

Ingrid Loyanne

Tony Alves e Léo Alves

Junior Freitas

Gledson Gomes

23 de junho | Domingo

Marcelo e Rayane

Joãozinho do Exu

Jota Farias

Pepito

Grupo 1 Pretexto

Maracanaú

Celebrando 19 anos de realização, o São João de Maracanaú é considerado um dos maiores da Região Nordeste, e o maior do Ceará. Este ano, a programação segue até o dia 23 de junho com atrações regionais, estaduais e nacionais que devem animar o povo cearense e também que vem de fora do estado para celebrar a festa. Além das atrações musicais, o São de Maracanaú conta ainda com uma cidade cenográfica para os foliões.

21 de junho | Sexta-feira

Alok

Lagosta bronzeada

Forró do Bom

Michele Andrade

Lucas Cantor

22 de junho | Sábado

Dilsinho

Forró Real

Dennis

Debora Lee

Fonte: BdF Ceará

Edição: Camila Garcia

Fontes: POR REDAÇÃO NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, NE10 Interior.

Natal em foco.

Foto: Freepick.

Porque o São João é comemorado no dia 24 de junho?
São João é 24 ou 25?
São João dia 24 de junho?
Qual é o verdadeiro dia de São João?
Dia de São João é feriado estadual no Rio Grande do Norte?

Tags: ,

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções



::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::