Ariquemes / RO - quarta-feira, 29 de maio de 2024
(69) 99929-2272

atletas do Real Ariquemes entraram em campo vestidas de preto em forma de protesto

Publicado em: 15/06/2023 - 8:50
atletas do Real Ariquemes entraram em campo vestidas de preto em forma de protesto

Após o protesto e W.O na partida do Real Ariquemes contra o Santos, no Campeonato Brasileiro Feminino, ocorrido na segunda-feira (12), a Secretaria Nacional do Futebol emitiu nota na página do Ministério do Esporte em apoio à equipe do Real Ariquemes na categoria.

Na manifestação assinada pelo Secretário Nacional de Futebol, José Luiz Ferrarezi e pela diretora de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino, Sandra Santos, a entidade manifesta solidariedade às atletas que protestaram quando a falta de salários. O órgão afirma que a situação liga um sinal de alerta quanto a necessidade de apoio ao futebol feminino no Brasil.

– O episódio ocorrido com a equipe do Real Ariquemes feminina é um alerta para a necessidade de mais investimentos e ações que promovam a valorização do esporte feminino no Brasil. As jogadoras de futebol feminino merecem ter seu trabalho reconhecido e valorizado, para que possam ter uma carreira profissional digna e sustentável – diz.

O texto afirma ainda que o futebol deve ser mais inclusivo.

– A Diretoria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor reafirma seu compromisso em trabalhar para promover um esporte mais justo e inclusivo em nosso país, onde atletas e profissionais envolvidos em todas as modalidades possam ter acesso a condições dignas para sua atividade – finaliza.

Entenda o caso

As meninas do Real Ariquemes, como carinhosamente são chamadas em Rondônia, se recusaram a entrar em campo – como forma de protesto por contra de salários atrasados no clube. Segundo apuração do ge, são pelo menos três meses em aberto com o elenco. Ao longo dos últimos dias, havia uma ameaça interna de não entrar em campo em caso de não pagamento dos salários atrasados – pagamento, portanto, que não ocorreu. Nos bastidores, há relatos também de problemas relativos à demissões sem o recebimento dos direitos de funcionários.

As atletas do Real Ariquemes, portanto, só entraram em campo vestidas de preto, em forma de protesto, e encerraram assim a participação na Série A1 do Brasileiro Feminino.

Nota conjunta
Após o duelo, nas redes sociais as atletas ainda manifestaram nota conjunta expondo a trajetória da equipe com um post em preto e branco em sinal de protesto.

– Acesso em 2022, muita história construída, muitos percalços superados à queda em 2023, e fica a questão do por quê? Em ano de Copa do Mundo Feminina é inadmissível que alguns clubes ainda não tenham competência para gerir a modalidade, junto à falta de apoio das entidades. Nos faz refletir como isso ainda acontece no “País do futebol”. Não poderemos trabalhar dentro de campo hoje, mas estamos lutando de fora em prol ao futebol feminino. Hoje o nosso protesto de não entrar em campo foi em busca de melhorias a nossa modalidade. Justamente para que não aconteçam situações como a nossa de salário atrasado. E Mais que isso , continuaremos lutando e nos empenhando em fornecer às próximas gerações um futebol em que os sonhos e expectativas possam ser conquistados da mesma forma o qual idealizamos antes de iniciar esse caminho – afirma o texto.

Meninas do Real Ariquemes protestam em nota conjunta nas redes sociais — Foto: Redes Sociais
Meninas do Real Ariquemes protestam em nota conjunta nas redes sociais — Foto: Redes Sociais

O que acontece
Devido ao WO, o Santos registra uma vitória por 3 x 0 na partida, mas estava previamente classificado às quartas de final. O Real Ariquemes, por sua vez, está rebaixado para a Série A2 – com nove pontos somados em 15 partidas, com três vitórias e 12 derrotas.

Além da pontuação, o clube também está passível de punição no Brasileiro. O Regulamento Geral de Competições da CBF versa – no artigo 66 – sobre o fato de que nenhuma partida pode ser disputada com “menos de sete atletas ou com a ausência de um dos clubes disputantes”.

Neste caso, o árbitro pode declarar WO passados 30 minutos desde a hora marcada para o início – o que ocorreu em Rondônia. O clube derrotado por WO é desclassificado. No artigo 68, uma equipe que se apresenta com menos de sete atletas deverá levar uma multa administrativa de R$ 50 mil.

Caso a CBF ou o STJD considere o episódio como um abandono da competição, o regulamento específico da Série A1 do Brasileiro Feminino versa sobre o tema no Artigo 29:

Art. 29 – A desistência após a publicação deste Regulamento se caracterizará em abandono, passível da sanção prevista no RGC, sem prejuízo às deliberações do STJD.
E o Regulamento Geral explica:

Art. 71 – Se uma equipe abandonar, for excluída ou eliminada pela Justiça Desportiva de uma competição, ficará automaticamente suspensa durante 2 (dois) anos de qualquer outra competição coordenada pela CBF, em qualquer categoria ou divisão.
O ge.globo/ro consultou fontes internas do clube, as informações sobre o time feminino são que ainda não houve um contato direto da diretoria do clube com as jogadoras sobre o pagamento de atletas desde a data da partida.

Há a informação de que apenas uma pequena parte do elenco teve depositado o pagamento referente a um mês de salário mas que há um clima de chateação dentro do departamento do clube e que o atraso é de dois meses e os dias vigentes do mês de junho. Há ainda uma iniciativa interna para que as atletas não fiquem desabastecidas neste momento.

Fontes afirmam ainda que as passagem aéreas para as atletas oriundas de outros estados estão sendo cotadas pelo departamento financeiro do clube. E que, segundo últimas informações, o panorama é de que o Real Ariquemes se acerte com as atletas até sexta-feira (16).

O ge.globo/ro tentou contato direto com a direção do Real Ariquemes mas as ligações não foram atendidas. O clube ainda não se pronunciou nas redes sociais oficiais sobre o caso. No dia do protesto, em aplicativo de mensagens, à equipe da Rede Amazônica Rondônia, a presidência do clube informou que que perdeu patrocinadores e não recebeu o repasse de verbas da CBF pelas despesas dos jogos. Disse ainda que tentou negociar com as atletas e que lamenta o ocorrido e pede desculpas aos torcedores do Real Ariquemes e do Santos.

Fonte: Globo Esporte RO.

Tags:

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::