Ariquemes / RO - domingo, 19 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Delegado Camargo aconselha produtores a ingressarem na justiça contra Ibama e governo federal para prevenir embargos ambientais

Publicado em: 04/07/2023 - 8:33
Delegado Camargo aconselha produtores a ingressarem na justiça contra Ibama e governo federal para prevenir embargos ambientais

Ariquemes/RO – Ao participar da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa na última sexta-feira (30), que tratou sobre os embargos ambientais à propriedades rurais que estão na iminência de acontecer em Rondônia, a exemplo do que já foi registrado no Amazonas e no Pará, o deputado Delegado Camargo (Republicanos) orientou os produtores rurais para que procurem um advogado e entrem com ação contra o Ibama e o governo federal para prevenir qualquer surpresa desagradável em suas propriedades, bem como para garantir o direito à defesa e o contraditório, o que não tem acontecido nos processos já em execução.

De acordo com o parlamentar, os registros utilizados pelo Ministério do Meio Ambiente para configurar as áreas de desmatamento são feitos de forma remota, via satélite e o processamento das informações e notificação dos produtores acusados de desmatamento estão acontecendo através do Diário Oficial da União, o que dificulta a defesa. “O Governo federal está utilizando o Diário Oficial como ferramenta de divulgação, que, apesar de ser legal, não garante a publicidade necessária, uma vez que poucos o leem com frequência. Com isso, o produtor é notificado para apresentar defesa em tempo hábil e, não sabendo acaba perdendo o prazo e quando os fiscais batem à sua porta já não há mais nada o que fazer, a não ser dar cumprimento ao mandado”, disse o deputado.

Para o parlamentar, é importante que cada produtor rural entre na justiça, de forma individual, contra o Ibama e o governo federal para que seja devidamente notificado e possa garantir o direito fundamental processual da ampla defesa e do contraditório. “Não esperem o fiscal chegar na porteira da sua propriedade e serem pegos de surpresa. Acionem a justiça através de um advogado. Com isso, conseguirão discutir ao pé da justiça toda a ação, tendo o Ibama e o governo federal a suspender qualquer tipo de execução até o julgamento do mérito”, alertou o deputado.

Texto: Jocenir Santanna / Assessoria parlamentar
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

Tags: ,

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::