Ariquemes / RO - segunda-feira, 6 de maio de 2024
(69) 99929-2272

Seas faz reflexão sobre a busca pela igualdade após 133 anos da Lei Áurea que aboliu a escravatura no Brasil

Publicado em: 14/05/2021 - 12:00
Seas faz reflexão sobre a busca pela igualdade após 133 anos da Lei Áurea que aboliu a escravatura no Brasil

No dia 13 de maio, quando são comemorados os 133 anos de abolição da escravatura no Brasil, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) destaca a importância desta data para a reflexão sobre a história do País e o processo de promoção da igualdade racial, a partir da Lei nº 3.353, conhecida como Lei Áurea, que passou a vigorar oficialmente em 13 de maio de 1888. Essa lei, após passar por todos os trâmites necessários na Câmara Geral e Senado Imperial, culminou com a sanção pela princesa Isabel de Bragança, que exercia a regência em nome de seu pai, o imperador Dom Pedro II.

 

O processo de abolição da escravidão no Brasil foi gradual, pois várias leis foram antecessoras à Lei Áurea, entre elas a Lei Eusébio de Queirós, de 1850; a Lei do Ventre Livre, de 1871; e a Lei dos Sexagenários, de 1885. Cada uma dessas leis objetivava a libertação de uma parcela dos escravos. Contudo, com o advento da Lei Áurea, essa libertação se estendeu a todos, sem distinção.

 

Diante da relevância deste dia histórico, oficializou-se como data cívica, do ano de 1890, através do Decreto nº 155-B, a 1930, quando Getúlio Vargas o revogou através do decreto nº 19.488.

 

A lei Áurea foi um grande passo, no entanto, para que se alcance a igualdade racial são necessárias transformações ainda maiores, em todos os âmbitos da sociedade, por meio da conscientização, debate e diálogo.

 

 

RONDÔNIA

Uma das ações que a Seas vem realizando no âmbito da promoção da igualdade racial é o acompanhamento dos planos de trabalho com a doação de sete caminhonetes aos cinco municípios que possuem comunidades quilombolas: Alta Floresta D’Oeste, Costa Marques, Pimenteiras D’Oeste, São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé. Esta doação segue os objetivos do “Projeto Transportando Dignidade aos Quilombos de Rondônia”, implantado para assegurar o deslocamento dos demandados, visando acesso aos serviços básicos, públicos e privados garantindo dignidade a essa população.

 

Para a Seas, esta data representa um grande passo para o Brasil, pois consistiu em um avanço significativo na seara dos direitos humanos, mas a busca por igualdade permanece até os dias atuais, o que significa que ainda é preciso avançar mais para dirimir todas as desigualdades. Assim, a Seas segue coordenando e desenvolvendo ações integradas que proporcionam ao cidadão a superação de situações impeditivas de uma vida digna e justa, por meio da implementação de seus programas, projetos e ações.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Agricultura - 17 minutos atrás Rondônia e Costa do Marfim estreitam laços para intercâmbio em recursos animais e pescados Assinatura do Memorando de Entendimento, entre Rondônia e República da Costa do Marfim
2
Cidades-RO - 20 minutos atrás Laerte Gomes confirma empenho de R$ 140 mil para Autarquia de Esporte, Cultura e Turismo de Pimenta Bueno Na última semana, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Laerte Gomes (PSD), confirmou o empenho de R$ 140 mil, recurso destinado por meio de emenda parlamentar de sua autoria.
3
Ação Parlamentar - 24 minutos atrás Cláudia de Jesus enaltece o profissionalismo dos taquígrafos O trabalho dos taquígrafos atravessou séculos e ainda resiste até hoje apesar das novas tecnologias, traduzindo sons em sistemas de escrita abreviados, que surgiram na Roma antiga, por volta de 63 anos, antes de Cristo.
4
Ação Parlamentar - 26 minutos atrás Pedro Fernandes destaca a entrega de ares-condicionados para escolas do Vale do Jamari O deputado tem acompanhado de perto o processo de entrega dos equipamentos, frisando a importância de um ambiente escolar mais confortável para o desenvolvimento educacional dos alunos.
5
Artigos - 2 horas atrás Um verdadeiro Lixo: Show de Madonna tem palavrão, nudez e insinuações de sexo; parte do evento foi pago com dinheiro público Na web, internautas utilizaram termos como “Sodoma e Gomorra” e “libertinagem” para comentar o show da cantora Madonna que aconteceu neste sábado (4) na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::