Ariquemes / RO - quarta-feira, 26 de junho de 2024
(69) 99929-2272

Anfavea prevê alta de 2,1% na produção de veículos

Publicado em: 08/10/2019 - 12:00
Anfavea prevê alta de 2,1% na produção de veículos

A indústria automobilística brasileira vai produzir 200 mil veículos menos em relação ao que havia projetado no início do ano. A maior parte da queda virá da redução das exportações para a Argentina, que devem somar apenas 175 mil unidades ante 370 mil previstas em janeiro.

Com a revisão dos números divulgada ontem pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o setor deve encerrar o ano com produção de 2,94 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, volume 2,1% maior que o de 2018. Antes, a previsão era de crescimento de 9%

Em razão do desempenho inferior ao esperado, algumas montadoras planejam dar férias coletivas de fim de ano maiores que as de 2018 e até mesmo estudam lay-off (suspensão temporária de contratos de trabalho) em janeiro – caso, por exemplo, da Volkswagen.

O volume de exportações foi reduzido de 590 mil para 420 mil veículos, o que representará queda de 33% na comparação com o ano passado.

O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, afirma ser “pouco provável que o mercado argentino se recupere em 2020”. O país passa por severa crise econômica. No ano passado, segundo os dados da Anfavea foi responsável por 70% das exportações das montadoras brasileiras, participação que hoje está em 50%.

Mercado interno

O mercado interno de automóveis e comerciais leves também será inferior ao previsto – em 60 mil unidades -, e deve somar 2,8 milhões de veículos, alta de 9,1% em relação ao ano passado. Em janeiro, a previsão era de crescimento de 11,4%.

Moraes ressalta que o resultado pode ser melhor, principalmente se a reforma da Previdência for aprovada. “Seria bom que parassem com esse tititi o mais rápido possível e que tivéssemos uma reforma robusta”. Ele também conta com a intenção dos bancos de liberarem mais crédito nesse segundo semestre em relação ao de 2018.

De janeiro a setembro, a indústria produziu 2,258 milhões de veículos, 2,9% a mais que em igual período do ano passado. As vendas internas aumentaram 9,9% (2,029 milhões de unidades), enquanto as exportações despencaram 35,6%, para 337,5 mil unidades. Em 12 meses, as fábricas cortaram 4,6 mil vagas e hoje empregam 127,9 mil trabalhadores.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Porto Velho - 2 minutos atrás 1ª Expo Turismo Rondônia 2024 chega para se tornar o maior evento turístico do Estado A Expo Turismo Rondônia 2024 visa incentivar e promover o turismo no estado, oferecendo inúmeras atividades e experiências turísticas
2
Ariquemes Online - 8 minutos atrás Sesc RO abre inscrições para processo seletivo em Ariquemes e mais quatro cidades de RO Para participar do processo seletivo, as inscrições podem ser feitas através do envio do currículo, no modelo padrão proposto, juntamente com as comprovações indicadas nos requisitos de cada cargo
3
Capa - 22 minutos atrás Previsão do Tempo em Rondônia nesta quarta-feira (26) A temperatura mínima fica em torno de 20°C, em Vilhena, e a máxima prevista é de 38ºC, em Candeias do Jamari.
4
Cultura - 33 minutos atrás Maior arraial do Norte: veja programação do Arraial Flor do Maracujá desta quarta-feira (26) A 40ª edição do Flor do Maracujá, maior arraial do Norte, acontece entre os dias 21 e 30 de junho. Realizada pelo governo de Rondônia, com organização da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e União Junina Portovelhense
5
Destaque - 38 minutos atrás Oficina de vigilância em saúde de populações expostas à poluição atmosférica aconteceu na Capital O curso acontece nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26), em Porto Velho e aborda os efeitos da poluição do ar na saúde humana, bem como, ações de prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais

Desenvolvido por Argo Soluções



::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::