Ariquemes / RO - terça-feira, 30 de abril de 2024
(69) 99929-2272

Incêndios florestais: Amajari queima com o fogo

Publicado em: 25/03/2019 - 12:00
Incêndios florestais:  Amajari queima com o fogo

Tomado pelo fogo, Roraima já registrou 2.690 focos de calor este ano. Famílias que sobrevivem da agricultura perderam plantações e animais foram carbonizados.

 

A prefeitura de Amajari, no Norte de Roraima, decretou neste sábado (23) situação de emergência por 90 dias em razão do alto número de incêndios florestais registrados no município, distante 150 Km de Boa Vista.

O clima seco e a forte estiagem na região deixou o município em situação de alerta para os focos de calor. Mais de 2 mil famílias que sobrevivem da agricultura perderam plantações, pastos e açudes de criação de peixes, estimou a prefeita Vera Lúcia (PSC).

“Com esse decreto queremos pedir ajuda dos governos estadual e federal. Nossa população está sofrendo com as queimadas e o município não tem mais condições de enfrentar este problema sozinho. Precisamos de mais pessoal de combate a incêndios, carros-pipa e até recursos em dinheiro”, justifica.
O fogo também já destruiu pontes e houve registros de animais silvestres que morreram carbonizados. “O município está tomado pelo fogo”, resume o diretor executivo da Defesa Civil do estado, coronel Cleudiomar Ferreira, que acompanha a situação.

Desde 5 de fevereiro Amajri registra diariamente incêndios florestais. Uma das regiões mais afetadas é a Serra do Tepequém, um dos destinos mais procurados por quem busca turismo ecológico e de aventura em Roraima.

Aproximadamente 20 pessoas vinculadas ao Corpo de Bombeiros do estado e da Defesa Civil atuam na região.

“Já gastamos ao menos R$ 15 mil com essas equipes, entre combustível para deslocamento, carros e alimentação. Isso é um valor alto para o município que não tem de onde tirar”, afirmou a chefe da Defesa Civil de Amajari, Chaguinha Soares.

Agora com o decreto, a prefeitura de Amajari vai elaborar um relatório detalhado com os prejuízos causados pelo fogo. O documento servirá de base para a destinação da ajuda necessária em cada setor.

Em Roraima, de janeiro até o dia 21 de março foram registrados 2.690 focos de calor. O número já é quase o dobro do registrado no mesmo período de 2018, quando foram identificados 1.407 focos.

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2024, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Ariquemes Online Nas Redes Sociais

Desenvolvido por Argo Soluções

::: PUBLICIDADE - ARIQUEMES ONLINE 2024 :::